18 Fevereiro 2013 - 17:04

Áudio: Funcionários da Santa Casa denunciam a falta de alimentos no Lar São José

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Complexo hospitalar sofre com a falta de medicamentos, e servidores com salários em atraso

Primeiro foi o ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, a expor a situação que a entidade filantrópica passa. Em carta aberta à imprensa, Silvio Menezes Tavares, afirmou que a entidade está pré-falida, com dívidas que ultrapassam mais de meio milhão. Desta vez, a denúncia partiu dos servidores do complexo hospitalar filantrópico de Penedo.

Nesta manhã de segunda-feira (18), servidores ligados ao complexo, denunciaram ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), que a instituição está passando por dificuldades. Inclusive, com o salário do mês de janeiro em atraso. E o pior, no Lar São José, responsável por cuidar de dezenas de idosos, estaria faltando alimentos.

O radialista do programa, Luiz Carlos, procurou o representante da Pró-Saúde em Penedo, entidade responsável pela administração do complexo hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Penedo para falar a respeito das denúncias. Segundo Geraldo, que preferiu conversar com o radialista em off, os salários dos servidores estariam na conta ainda nesta manhã, e a respeito da falta de alimentação no Lar São José, ele contou desconhecer a informação, e que ninguém ainda o tinha procurado para relatar o acontecimento.

“Trabalhamos por amor”

A nossa redação entrou em contato nesta tarde de segunda-feira (18), com alguns servidores do complexo que pediram para manter o nome em sigilo, eles reafirmaram que a instituição passa um período de precariedade e colocaram a culpa da situação na entidade Pró-Saúde, responsável por administrar o complexo filantrópico e hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Penedo.

“Estamos trabalhando por amor ao que fazemos. Trabalhas porque os pacientes precisam de nós. Tudo que a Santa Casa está passando, atribuo a Pró-Saúde”, desabafou a servidora que trabalha como técnica de enfermagem.

Ainda segundo ela, na maternidade está faltando de tudo, de medicamentos até um simples papel higiênico, e claro, alimentação também. “Aqui tá faltando de tudo, medicamentos, uma simples dose de dipirona não existe, coletor para sonda e até o absurdo de faltar papel higiênico”, afirmou à servidora, acrescentando que o salário em atraso é referente ao mês de janeiro e que até esta tarde ainda não tinha sido depositado.

Pró-Saúde perde certificação de entidade assistencial

Em julho de 2012, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso da empresa Pró-Saúde, com sede em São Paulo e que atua em diversos estados brasileiros, inclusive em Alagoas, e manteve liminar que anula seu Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas).

Uma ação popular ajuizada em julho de 2011 na Justiça Federal de Porto Alegre questionou a classificação da empresa como entidade assistencial e sua isenção do pagamento de contribuições sociais, tendo em vista que sua atividade visa ao lucro e não à promoção, proteção e recuperação da saúde. A 4ª Vara Federal de Porto Alegre concedeu uma liminar anulando o Cebas da Pró-Saúde.

Do que se trata o Cebas?

A Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) é concedida às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que prestem serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação. Quando a entidade obtém a certificação, fica isenta de contribuir para a seguridade social.

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • IMPACIENTE Se Penedo tivesse mais pessoas como o Dr. Sílvio, não estaríamos nesta situação lamentável.
  • paulo tudo isso é verdade a culpa e do pro_saude sim esta faltando tudo mesmo no ultimo fim de semana os funcionarios fizeram cotiha pra compra cafe e o diretor sabia porque ele mesmo foi compra cafe e leite que tava faltando no sabado mas agradecemos ao bispo a cupa e dele
  • simone e verdade sim esta faltando comida e medicamento na santa casa ,estamos na maos de Deus e do Dr silvio menezes pra expulsar essa pro -saude porque se nao ele vao acabar com a nossa santa casa ,acorde irmandade pelo amor de Deus ,Dom Valerio faça alguma coisa ja que nao faz nada
  • raul nao sei pra que dom valerio é provedor pq nao aparece nem no hospital a nao ser quando quer enterna algun padre no hospital de graça nos apartamento nem visita ao paciente ele faz ,que bispo é esse que nao faz nada