02 Março 2011 - 18:30

Mais de sete mil policiais militares trabalharão no carnaval em Alagoas

Fernando Vinícius - arquivo aquiacontece.com.br
Mais de sete mil policiais militares vão atuar no Carnaval de Alagoas, segundo anúncio do governo

A Polícia Militar, responsável pelo maior efetivo da segurança pública, vai empregar 7.108 policiais militares durante o carnaval de Alagoas, segundo divulgado pela corporação que distribuirá o efetivo nas modalidades de policiamento a pé, nos locais de evento e seu entorno, e de policiamento motorizado, com a utilização de 483 viaturas e um helicóptero.

Serão empregados 4.374 PM's em Maceió e região metropolitana e 2.734 no interior. O embarque diário da tropa será a partir das 6h30 durante todos os dias do evento, a partir da próxima sexta-feira (04). Todo o efetivo da Polícia Civil também será mobilizado desde às 18 horas da próxima sexta-feira (04) em um plano especial que visa garantir a tranquilidade dos alagoanos e de turistas neste Carnaval.

Férias dos policiais civis suspensas

De acordo com o delegado-geral Marcílio Barenco, as férias dos policiais civis foram suspensas durante este período para que os locais de maior concentração de foliões receba reforço de segurança. A grande mobilização somente será desativada na Quarta-Feira de Cinzas. Dezenove delegacias estarão de plantão, 24 horas ao dia, durante todo o Carnaval. As plantonistas têm delegado, escrivão e agentes de polícia de prontidão.

A Central de Polícia de Maceió, localizada no bairro do Prado, funciona normalmente, durante 24 horas, para confecção de Boletins de Ocorrência (BO) e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), além da lavratura de flagrante delito. Na região metropolitana de Maceió, também estão em regime de plantão as delegacias dos municípios de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira.

Nas outras cidades com tradição de Carnaval, os plantões são de 24 horas. Estão incluídas Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Batalha, Piranhas, Arapiraca, Traipu, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo, Coruripe, Matriz do Camaragibe, Maragogi, Viçosa, Atalaia, Novo Lino e União dos Palmares.

105 delegados 

Um total de 105 delegados trabalham durante o período momesco, contando com o apoio de 119 escrivães e 1.195 agentes e escrivães. Serão 1.300 homens disponibilizados pela Polícia Civil para garantir uma folia. O plano especial mobiliza 301 viaturas.

As três Diretorias de Polícia Judiciária (DPJ) terão oito viaturas, cada uma, para o transporte dos policiais que reforçarão as Delegacias do interior. Além disso, dois ônibus sairão, da sede da PC em Jacarecica, todos os dias de Carnaval, a partir de sábado(05), levando o reforço as unidades policiais.

A Polícia Civil realiza a partir desta quinta-feira (03), a distribuição de 80 mil panfletos em pontos estratégicos de Maceió, Marechal Deodoro e Arapiraca com dicas para atitudes que as pessoas podem adotar visando à prevenção de crimes durante o período do Carnaval e telefones úteis.

A PC lembra que em caso de perda, roubo ou furto de documentos e/ou objetos pessoais, as pessoas podem fazer seu B.O. (Boletim de Ocorrência) por meio da internet, no endereço eletrônico: www.delegaciainterativa.al.gov.br.

A Polícia Civil espera também contar com a colaboração da população por meio do seu disque denúncia 0800-284-9390 ou 181, nos casos da ocorrência ou suspeita de crimes.

O Corpo de Bombeiros de Alagoas estará presente em vários pontos do Estado no período carnavalesco. Além da região metropolitana de Maceió e das unidades operacionais da Corporação, serão distribuídas também equipes no interior do Estado. No total serão empregados cerca de 900 bombeiros militares e 51 viaturas entre Unidades de Resgate, Aeromédico, Salvamento, Combate a Incêndio e Embarcações.

Os municípios com postos avançados do CBM/AL serão: Paripueira, Barra de Santo Antônio, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, Palmeira dos Índios, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Penedo, Arapiraca, Traipu, Santana do Ipanema, Piranhas e Delmiro Gouveia.

O Centro de Perícias Forenses (CPFor) divulgou o serviço do plantão do Carnaval 2011 para o Instituto de Criminalística, Identificação e do Instituto Médico Legal de Maceió e Arapiraca.

Em cada IML, o plantão de 24 horas contará com um efetivo de aproximadamente 70 profissionais e duas viaturas. Pela escala de serviço, estarão atuando em cada dia quatro médicos-legistas, um odonto-legista e de dois a três auxiliares de necropsia. Já a equipe de apoio terá três motoristas e três ajudantes de plantão, além de quatro servidores da área administrativa.

Peritos de plantão no IC

No Instituto de Criminalística, cinco peritos e dez auxiliares de perícia estarão de plantão diário, atendendo as ocorrências de homicídios, tendo à disposição quatro viaturas.
No plantão do Instituto de Identificação, dois policiais civis estarão de serviço em cada dia na Central de Polícia de Maceió, para o trabalho de identificação criminal.

Equipes da Coordenadoria de Educação de Trânsito (Edutran) do Detran-AL começaram, no último final da semana, a distribuição em todo o Estado de material gráfico com orientações sobre prevenção de acidentes, com vistas ao Carnaval 2011 nas entradas e saídas rodoviárias de cidades.

As mensagens abordam todos os cuidados que o condutor deve ter ao dirigir neste período: não consumir bebidas alcoólicas se for dirigir, checar o veículo antes de viajar, transporte seguro de crianças na cadeirinha, uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros, obediência aos limites de velocidade e à sinalização de trânsito, checar se o extintor de incêndio do veículo está no prazo de validade, e toda atenção e respeito ao pedestre, ao idoso e ao ciclista. Além disso, há orientações para os motociclistas, principalmente quanto ao uso do capacete e demais equipamentos de segurança.

Durante todo o período carnavalesco, funcionarão em regime de plantão o Depósito do Detran-AL, no Pontal da Barra, que receberá veículos apreendidos em blitze dos órgãos de trânsito devido a irregularidades, e o setor de Perícia, no Farol, para quem eventualmente desejar um laudo pericial de acidente.

Além disso, também estarão a postos os telefones do Detran 24 horas, para obter informações e tirar dúvidas: 0800-082-0194 (que recebe gratuitamente ligações de telefones fixos) e 4002-2194 (que recebe ligações de celular, com tarifa igual à de chamada local de celular para fixo).

A Intendência do Sistema Prisional de Alagoas manterá normalmente as visitas aos reeducandos sábado e domingo. Serão reforçados os postos de segurança , inclusive com agentes penitenciários que normalmente trabalham nas atividades laborais e haverá também um incremento no efetivo diário do Grupo de Ações Penitenciárias (Gap).

O secretário de Estado da Defesa, Dário Cesar, acredita que com a união das forças de segurança e o empenho de cada agente os alagoanos e os turistas terão um carnaval tranquilo. “A construção de uma cultura de paz depende da postura de cada folião e da união de todos em prol do bem estar social”, afirma Dário Cesar.

O relatório integrado das estatísticas da Defesa Social do Carnaval 2011 estarão disponíveis diariamente nos sites www.defesasocial.al.gov.br , www.pm.al.gov.br e www.pc.al.gov.br a partir de meio dia.


 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • Alonso Soldado revoltado, não vá pra Neópolis, na semana passada furaram um. E no Zé Pereira da noite de ontem (02-03) mataram um lá de facada e esfaquearam uma garota. Procure outro lugar, pois Neópolis tá prometendo ser um carnaval de muita violência. Eu vou é pro peba viu! Neópolis tá horrível.
  • Soldado revoltado Até parece que eu vou. Não sou besta não, vou é pular os quatros dias de carnaval em Neópolis.
  • janys silva kkkkkkkkkkkkkkkk nossa q balela cmt , como se vai colocar 7108 se o efitivo da policia ñ existe issokkkkkkkkkkkkk nem fechando todo bpm ñ chega a esse numero..................
  • janys silva Este dados esta no site da pm, Para melhor esclarecimento dos dados acerca do efetivo da Polícia Militar de Alagoas e de outras situações levantadas num periódico local no último domingo (11), o comando informa que: • De acordo com a Diretoria de Pessoal da PM, atualmente o efetivo da corporação é de 7.721 e não de 7.661 como fora divulgado. O emprego do policiamento ocorre de maneira dinâmica, de modo que para suprir as necessidades sempre são planejadas e executadas diariamente operações
  • janys silva Continuando , agora vcs comece atira , policial pra 102 municipio pra fik interno nos GPM, e BPM, Para repartições publica ,etc ñ vou destrichhar tudo pq vcs deve ter conhecimentos disso e o q sobra pra fazer as festividades do carnaval. agora me diga um policial em uma escala de 24 por 24 como estara o psicolo deste homem pra fazer a segurança de uma sociedades em 4 dias de festividades. fik na paz
  • janys silva Vou fugir um pouco do carnaval e olha só com q esta precupado o secretario SDS O secretário Dário César divulgou que ainda nesta semana vai apresentar a minuta. O documento constará os procedimentos que serão adotados a partir da apreensão de armas por parte dos policiais militares, independentemente de graduação e patente.
  • janys silva O que nós realmente queremos é o direito de ver nossos salarios reajustados e sair desse disse me disse de negociações que terminão em nada, queremos receber o que é nosso por direito e só depois que tudo estiver regularizado ai sim, sermos gratificados pelo nosso empenho nas ruas livrando a população do fogo inimigo, isso sim é valorizar o policial que da o seu sangue dia a dia por uma população que só sente a sua falta quando precisa desse tão nobre trabalhador.
  • janys silva É lamentável que nosso Secretário da SDS tenha tão pequena criatividade quando diz que vai criar incentivo por apreensão de cada arma. Apreender arma é uma obrigação nossa, é consequencia do nosso profissionalismo. O que a tropa quer e exige, não é nada mais do que o cumprimento da Lei. As datas bases atrasadas e os 7% roubados desde 2007 por este governo. Agora vem esse cala-boca para os heróis da briosa PMAL. Sinceramente não podemos aceitar tamanha injustiça.