16 Fevereiro 2011 - 17:31

Batalhão de Polícia Ambiental apreende madeira ilegal

PM/AL

Após dois dias de campana e levantamentos realizados pelo serviço de inteligência, os policiais conseguiram flagrar o momento em que o caminhão estava sendo carregado com madeira oriunda da mata atlântica, na cidade de São Luiz do Quitunde. O motorista do caminhão se evadiu do local, abandonando a carga.

A guarnição do oficial de operações da unidade, comandada pelo capitão Eugênio Freitas, deslocou-se para o local da ocorrência, providenciando a condução do veículo e da carga até o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais – IBAMA.

Ainda na cidade, após informações prestadas por moradores, os policiais foram até uma marcenaria, a fim de averiguar a denúncia sobre a existência de desmatamento ilegal. Ao chegar ao local, foram encontradas 29 toras de madeira e 55 tábuas já lavradas.

A guarnição lavrou o termo circunstanciado de ocorrência, enquadrando a contravenção penal prevista no parágrafo único do artigo 46 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais).

Segundo o parágrafo, incorre na pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa “quem vende, expõe à venda, tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente”.

Fora do habitat natural

Ainda ontem, o BPA foi acionado para resgatar um animal preguiça, que estava fora de seu habitat natural. O animal apareceu em uma residência no conjunto Colina dos Eucaliptos, Tabuleiro. A moradora da residência entrou em contato com o disque denúncia da PM (3201-2000). Após recolhido, foi encaminhado ao IBAMA.
 

por PM/AL

Comentários comentar agora ❯