19 Agosto 2009 - 12:12

Policiais que agrediram travesti são afastados

Assessoria
Comando do CPI reconhece excessos; sindicância será aberta para apurar o fato

O Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar de Alagoas prestou na manhã desta quarta-feira (19) esclarecimentos sobre a acusação de abuso de poder cometido por PMs contra um homossexual. O caso foi flagrado por um cinegrafista amador durante a 4ª Parada Gay da cidade de Penedo, ocorrida no último domingo.

De acordo com o comandante do CPI, coronel José Praxedes, as imagens não deixam dúvidas de que os policiais exageraram na forma em que conduziram o homossexual. “A técnica policial não foi usada como deveria ser e isso certamente comprometeu o trabalho dos PMs que se depararam com àquela situação”, explicou José Praxedes.

Ainda, segundo o oficial, será aberta uma sindicância disciplinar para esclarecer o fato ocorrido. Até o desfecho da apuração, os três policiais militares envolvidos serão afastados da função. O comandante do 11º BPM, responsável pelo policiamento em Penedo, também participou da coletiva e reconheceu o excesso dos policiais. Porém,, adiantou que o homossexual foi agressivo, chegando a insultar e a agredir fisicamente os policiais.

“Não foi a PM que iniciou a confusão, porém, sabemos que isto não justifica o modo em que ele (o homossexual) foi imobilizado e conduzido para a viatura”, frisou o comandante do 11º BPM. Segundo ele, a guarnição envolvida tem um histórico de boas atuações em operações policiais na região.

O representante do Núcleo da Diversidade Sexual da Secretaria da Mulher, Otávio Oliveira, reconheceu que o homossexual agiu de forma violenta com os policiais militares. “O que não justifica foi a ação dos policiais, pois, ele já estava imobilizado”, disse. A secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos do Estado, Wedna Miranda, também esteve presente na coletiva e declarou apoio à homossexual, podendo, se necessário, incluí-la no Programa de Proteção Contra a Vítima.

por PM/AL

Comentários comentar agora ❯

  • marcio vigia SE FOSSEM AFASTAS TODOS POLICIAS QUE AGRIDEM "PESSOAS", NÃO IA FICAR UM SO POLICIAL, SORTE DESTA "PESSOA" QUE TINHA UMA CAMERA NA HORA....++ ISSO TAMBEM NÃO TIRA A CULPA DELE QUE AGREDIU OS POLICIAIS PRIMEIRO. OBG.
  • Ednelson Vieira Nascimento Eu acredito que a policia deve fazer vale a lei. Quando o Gay tentou tira a roupa sem duvida eles deveriam agi. Mais com profissionalismo sem deixa que seus sentimentos de raiva, ou pessoas interferissem na ação. Com essa atitude nos comprovamos que cada vez mais, nos deparamos com policias despreparados, que não sabem agi diante a uma situação onde tenha que agi com prudência, fazendo valer a lei. Mais esse problema não se resolvera assim, tão facil. Ja que vivemos em um pais que a corrupção.
  • Jaime Ô EDNELSON, FICA NA TUA, QUE VC NÃO ESTAVA LÁ OU SE ESTAVA, COM CERTEZA NÃO VIU UM POLICIAL EM SERVIÇO LEVAR UM CHUTE NA PERNA, DESFERIDO POR UM INDIVÍDUO QUE PARECIA ESTAR POSSUÍDO PELO DEMÔNIO, DENTRE OUTRAS AGRESSÕES À SOCIEDADE, PATRIMÔNIO PÚBLICO E OUTROS PMS.
  • Alessandro Dias Eu não estava lá mas vi o video, é uma pena que isso tenha acontecido, mas vai servir pra melhorar o serviço prestado pela Polícia Militar, o engraçado é que esses orgãos de defesa dos direitos humanos nunca saem em defesa de um policial quando precisa, isso tudo só deu esse ibope por que o cidadão é homossexual e esses orgãos cai de pau na Polícia, os policiais deveriam era processa-lo por desacato, resistência e agressão. O mundo está mudado e seus valores também.
  • JOSUE SANTOS O interessante nisso tudo é que quando o gay começa tirar a roupa e fazer estripolia, a sociedade ou pessoal que esta assistindo chama logo a policia, porque que não vão lá resolver em vez de chamar a policia! SOLUÇÃO:Para a proxima parada chame o BOFE DE ELITE. Josue Santos