26 Dezembro 2011 - 16:55

3º Batalhão de Polícia Militar apreende 240 armas de fogo em 2011

arquivo - Alagoas24horas
3º BPM sediado em Arapiraca

O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Arapiraca, já retirou 240 armas de fogo das ruas durante o ano de 2011. O número vem a confirmar os esforços realizados pelos policiais da Unidade, tanto em Arapiraca quanto nos demais quatorze municípios que compõem a área do 3º BPM.

As armas foram apreendidas durante as quase quatro mil ocorrências atendidas este ano pelo 3º BPM, e principalmente através de abordagens realizadas a pessoas em atitudes suspeitas, originadas principalmente dos grupamentos de Radiopatrulha, Pelopes, Rocam e também das guarnições de serviço nas companhias e GPMs.

Conforme estudos realizados em outubro de 2010, pelo Economista Daniel Cerqueira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Governo Federal; para cada 18 armas retiradas das ruas, uma morte é evitada. Cerqueira também afirma que cada vez que a quantidade de armas de fogo aumenta em 1%, os crimes letais contra a vida crescem em 2%.

A pesquisa justifica a preocupação da Polícia Militar e também do Comando do 3º Batalhão, com as ocorrências de porte e posse ilegal de arma de fogo na região de Arapiraca, que vêm planejando seguidas operações, e realizando um trabalho preventivo constante, visando cada vez mais a diminuição dos delitos que utilizam a arma de fogo como instrumento.

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯