03 Junho 2018 - 08:34

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo terá ações de prevenção ao HIV

Ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e aids serão realizadas durante a a 22ª Parada do Orgulho LGBT, neste domingo (3), em São Paulo. Durante todo o evento, o Ministério da Saúde promoverá uma série de iniciativas para conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre a importância de usar camisinha, fazer o teste de HIV e o iniciar o tratamento, em caso de soropositividade.

Serão distribuídos 30 mil preservativos e adesivos da campanha, além de atividades com brincadeiras e blitzes com bafômetro. A inciativa integra a campanha de prevenção combinada contra o HIV e aids, lançada em dezembro do ano passado no Dia Mundial de luta contra a Aids. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de aids e a mortalidade provocada pela epidemia estão caindo no Brasil.

Dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2017 indicam que, em 2016, a taxa de detecção de casos de aids foi de 18,5 casos por 100 mil habitantes – uma redução de 5,2% em relação a 2015, quando era registrado 19,5 casos. Quanto à mortalidade, observa-se uma queda de 7,2%, a partir de 2014, quando foi ampliado o acesso ao tratamento para todos. Passando de 5,7 óbitos por 100 mil habitantes para 5,2 óbitos, em 2016.

por Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde

Comentários comentar agora ❯