13 Junho 2011 - 09:20

Espetáculo "O Capitão e a Sereia" se apresenta em Penedo

Divulgação
Obra do grupo Clowns de Shakespeare

Os Clowns de Shakespeare, de Natal, Rio Grande do Norte, iniciam turnê pelo Nordeste com o Projeto “Caravana Capitão”, viabilizado através do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2011 e o patrocínio de manutenção da Petrobras. O espetáculo “O Capitão e a Sereia” irá percorrer as cidades de Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Teresina (PI), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Maceió (AL), Penedo (AL) e Aracaju (SE), em cada cidade o grupo realizará um intercâmbio com um coletivo local, fomentando as trocas estéticas e políticas, prática permanente do grupo.

O Capitão e a Sereia estreou em outubro de 2009 no Teatro SESI Vila Leopoldina, realizando 40 apresentações, o que garantiu ao Grupo a indicação ao Prêmio Shell 2009 de melhor música e o prêmio Shell de melhor figurino. Em 2010, o espetáculo cumpriu temporada na cidade de Natal, além de passar por João Pessoa, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Durante o projeto Caravana Capitão o espetáculo irá atingir a marca de 100 apresentações, em pouco mais de um ano de vida.

O espetáculo

A obra literária sobre a qual o grupo trabalhou é o livro homônimo do pernambucano André Neves, que conta a história de Marinho, um sertanejo que nasceu e cresceu ouvindo histórias e canções sobre o mar, o que acabou gerando uma grande paixão pelo tema. Marinho então desenvolve uma exímia habilidade de contar histórias sobre o mar, e logo forma uma trupe de mambembes que sai pelo alto sertão a encantar as pessoas a contar suas histórias marítimas. Certo dia, Marinho se cansa desta vida e abandona a trupe para finalmente conhecer o mar.

Na obra dos Clowns de Shakespeare, o foco da narrativa é diferente: ao invés de contar a história do heróis que parte em busca do seu sonho e da sua trajetória pessoal, o grupo conta a história da trupe que ficou. Através da espera pelo retorno do Capitão Marinho, a trupe constrói seu espetáculo, ou “desespetáculo”, já que o espetáculo supostamente não acontece, pela ausência do protagonista da trupe.

A luta dos mambembes em fazer que o público não perceba a situação delicada que eles estão vivendo é o fio condutor do espetáculo, mediado por um outro plano narrativo em que o grupo – os Clowns de Shakespeare, e não a trupe, batizada de Tropega, Mas Não Escorrega – comenta a situação dos seus personagens e estabelece um diálogo com a obra literária original.

O “desespetáculo” tem a direção e dramaturgia de Fernando Yamamoto, um dos fundadores do grupo, e conta no elenco com todos os atores dos Clowns: Camille Carvalho, César Ferrario, Marco França e Renata Kaiser. O uso de uma pesquisa musical cuidadosa, característica marcante da estética do grupo, continua sendo uma tônica, conduzida pela direção musical de Marco França.

Neste trabalho, porém, o trabalho musical contou com uma colaboração preciosa do pernambucano Helder Vasconcelos, ex-integrante do grupo Mestre Ambrósio, pesquisador de Cavalo-Marinho – manifestação tradicional que serviu de inspiração para o autor André Neves –, que assina a preparação corporal, num trabalho que foi ampliado para muito além do corpo, atingindo a música e a encenação do espetáculo.

Em Penedo, o espetáculo será apresentado na terça-feira 14 de junho, às 19h, no auditório do SINDSPEM, com ingressos a preço único de R$ 5,00 e com quantidade limitada. Na noite anterior à apresentação, segunda-feira 13/06, às 18h, será realizado um intercâmbio no Teatro Sete de Setembro com os grupos de teatro locais, oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho dos Clowns.

A produção local ficou ao encargo do Núcleo de Pesquisa Teatral e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Penedo, Universidade Federal de Alagoas – Pólo Penedo e SINDSPEM.

SERVIÇO

O Capitão e a Sereia - Caravana Capitão 2a etapa

08 e 09 de junho – Aracajú – Espaço Rua da Cultura
11 e 12 de junho – Maceió – Teatro do SESI Pajuçara
14 de junho – Penedo – 19h - Auditório SINDSPEM
Informações: (82) 8806-9430/ 9636-8520/ 8875-7313
 

por Divulgação

Comentários comentar agora ❯