14 Dezembro 2012 - 14:43

Procissão marca passagem do dia de "Santa Luzia" em Penedo

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Padroeira dos olhos é celebrada em todo o país no dia 13 de dezembro

Centenas de fieis participaram na noite desta quinta-feira, 13, da tradicional procissão de Santa Luzia, padroeira do bairro de mesmo nome, conhecido também como Barro Duro, localizado na parte alta de Penedo. As comemorações alusivas a “Padroeira dos olhos” tiveram inicio no começo de dezembro e foram marcadas por diversas celebrações eucarísticas realizadas na paróquia dedicada a ela.

A festa religiosa é uma das maiores registradas na cidade ribeirinha. Durante os dias em que as festividades foram realizadas milhares de pessoas visitaram a Igreja de Santa Luzia para agradecer graças alcançadas e renovar a fé na santa que há décadas é celebrada em Penedo num clima de muita fé e devoção.

O cortejo com a imagem da santa teve início por volta das 19 horas e percorreu as principais ruas do bairro. As pessoas que por algum motivo não puderam acompanhar a procissão permaneceram em suas portas para aplaudir a passagem da santa. Nas janelas de algumas casas do bairro enfeites foram colocados para abrilhantar ainda mais o evento.

Cone Freire - aquiacontece.com.br

Ao termino da procissão, o Bispo Diocesano Dom Valério Breda falou sobre os ensinamentos deixados por Santa Luzia que assim como outros personagens bíblicos viveu uma vida regada de santidade e dedicada aos pobres. Diz à lenda que Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa.

Com a morte de seus pais, a moça que havia feito votos de castidade eterna, decidiu doar todos os seus bens aos pobres. A lenda diz também que a santa é reverenciada como a “Padroeira dos olhos” porque em determinado momento preferiu arrancar os próprios olhos aos invés de renegar a fé em Cristo. 


 

por Redação

Comentários comentar agora ❯