14 Dezembro 2012 - 09:50

Resgatando e valorizando a arte da Escola de Santeiros do Penedo

Arquivo - aquiacontece.com.br
Alunos da “II Oficina do Penedo” coordenados pelo mestre Claudeonor expõem seus trabalhos

Segundo estudiosos da arte sacra no Brasil, existiu em Penedo uma escola de santeiros, não nos moldes clássicos, como eles descrevem. O estudioso Eduardo Etzel, descreve em seu livro - Arte Sacra – Berço da Arte Brasileira -, que religiosos de Penedo possivelmente teriam oficinas de arte. 

Ele ainda afirma nas páginas do seu livro, que esta oficina seria no Convento Franciscano Nossa Senhora dos Anjos. Ele defende essa hipótese diante da beleza da arte sacra de Penedo, esculpida por mestres da terra.

Diclécio Phidias, Júlio Phidias, Cesário Procópio dos Mártires e Antônio Pedro dos Santos, mestres com traços advindos da Escola de Santeiro Conventual, defende o escritor Eduardo Etzel em seu livro.

Teorias a parte, a verdade é que a beleza da arte sacra das igrejas de Penedo é indiscutível. E essa beleza em esculpir a arte na madeira, se depender de um dos últimos remanescentes da Escola de Santeiros do Penedo, vai continuar viva durante muitas gerações.

O mestre Claudeonor Teixeira Higino, discípulo direto do também mestre e seu avô, Cesário Procópio dos Mártires, pelo segundo ano, transmite seus conhecimentos na arte de esculpir a madeira aos filhos da terra. Com a II Oficina Santeiros do Penedo, o mestre Claudeonor leva aos penedenses os ensinamentos do seu dom artístico, aperfeiçoado com o seu pai, José Vécio dos Martyres e com o mestre Antônio Pedro dos Santos.

Com o projeto, que visa resgatar e valorizar o ofício de esculpir a madeira, se depender de Claudeonor, herdeiros não vão faltar e a tradição da Escola de Santeiros do Penedo vai continuar viva.

Para celebrar o segundo ano da oficina, em que o mestre transmite os seus ensinamentos aos discípulos, acontece no dia 19 deste mês, no hall do secular Teatro Sete de Setembro, a partir das 15hrs, a Exposição Itinerante da II Oficina de Santeiros do Penedo. Onde, serão expostos trabalhos dos 09 alunos do projeto coordenado pelo mestre Claudeonor Teixeira Higino.

Expositores:
Mestre Claudeonor Teixeira Higino
Clécio Henrique dos Santos
Daniele Nogueira da Cruz
Dório Firemam Feitosa
Isac dos Santos da Graça
Josenaldo Honorato Santos
Marcos Vinícius Dias Santos
Rosemberg Correia Silva
Ruan Sandro Estevam Rodrigues
Thamires Vécio Higino de Oliveira

Confira:
Que: Exposição Itinerante da II Oficina de Santeiros do Penedo.
Onde: Hall do secular Teatro Sete de Setembro.
Quando: dia 19 deste mês, a partir das 15hrs.
Entrada: Gratuita.
 

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • Wellington Fico feliz com a continuidade das nossas tradições. Tive o prazer de frequentar ainda garoto a oficina do Mestre Antonio Pedro no Círculo Operário e guardo boas recordações. Mestre Claudionor ainda menino dava os primeiros passos na arte de fazer imagens. Que nosso povo saiba valorizar o que é bom.
  • Clemente Parabéns para o Mestre Claudeonor por mais este projeto educativo na arte de esculpir e que continui a cada ano passando para as gerações futuras este legado! parabéns para os patrocinadores e que se sintam recompensados na arte dos discipulos que ora despontam.