15 Julho 2013 - 16:11

Selecionados para produção audiovisual recebem premiação

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) entrega nesta segunda-feira (15) a premiação aos cinco realizadores audiovisuais selecionados no Prêmio Guilherme Rogato. Além do cheque, os selecionados receberão certificado atestando sua vitória no processo seletivo feito por meio do edital 04/2013, e participarão de homenagem a memória do pioneiro do cinema em Alagoas, o italiano Guilherme Rogato – que dá nome ao prêmio. A solenidade acontece no Museu da Imagem e do Som (Misa), no bairro de Jaraguá, a partir das 19h.

Os vencedores na primeira edição do Prêmio são: Alice Jardim, que produzirá o documentário “Rua das Árvores”; Henrique Oliveira, autor da proposta de ficção “Ontem a noite”; Michel Rios, proponente do documentário “Jorge Cooper – A Cidade é o Poeta”; Fabiana de Paula Costa, que assina o projeto de ficção “O vulto”; e Thales Gomes Camêllo da Costa selecionado com o documentário “Futebol na terra da rasteira”. Cada um receberá R$ 30 mil para realização do filme, sendo o repasse feito conforme cronograma previsto no edital.

No total, 36 projetos foram inscritos no edital do Prêmio Guilherme Rogato. As propostas foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por cineastas, cineclubistas e produtores de João Pessoa, Pernambuco e Distrito Federal, considerando critérios previstos no edital como, mérito e concepção do projeto, criatividade, ineditismo, qualidade do roteiro, portfólio da empresa produtora, currículo do diretor e viabilidade financeira.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Guilherme Rogato é primeiro edital de incentivo à produção audiovisual lançado pela Prefeitura de Maceió. Para o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, a iniciativa tem o objetivo de fomentar a atividade e incrementar a cadeia produtiva do audiovisual na cidade gerando trabalho e contribuindo para a expressão da diversidade cultural do município.

Durante o evento de certificação dos premiados, a FMAC homenageará ainda a memória do pioneiro do cinema em Alagoas, o italiano Guilherme Rogato, com entrega de placa a sua família e exibição do filme “Casamento é Negócio?”, lançado em 1933 pelo homenageado.

por Ascom FMAC

Comentários comentar agora ❯