19 Fevereiro 2013 - 10:30

Tese de doutorado de jornalista penedense vira livro

Divulgação
Enio Morais traz a comunicação com foco na cidadania

Formação de Jornalistas: elementos para a construção de uma pedagogia de ensino do interesse público é resultado da pesquisa de doutorado, defendida em 2011, na Universidade de São Paulo, pelo pesquisador Enio Moraes Júnior. A tese foi realizada sob orientação do professor José Coelho Sobrinho.

Qualidade da formação: é essa a preocupação do autor. Nesse sentido, o que o livro faz é organizar elementos – alguns deles velhos conhecidos – em direção a um ensino do jornalismo no que a imprensa tem de mais nobre: o foco na cidadania.

O estudo estabelece, como princípio, que os professores de jornalismo e suas práticas docentes orientam caminhos para o ensino do interesse público na formação dos profissionais da imprensa.

O estudo tomou como amostra docentes dos cursos de Jornalismo da Fa¬culdade Cásper Líbero e da Universidade Federal de Sergipe, no Brasil, e das Universidades do Minho e Nova de Lisboa, em Portugal. No conjunto das quatro instituições, 25 professores, efetivamente, participaram da pesquisa.

Formação com forte base nas Ciências Sociais e Humanas, articulação da teoria com a prática jornalística, investimento na produção laboratorial, necessidade de formação continuada, valorização da relação entre alunos e professores, professores com competências complementares e discussão da qualidade da própria formação são alguns desses elementos.

“Talvez a sua contribuição (da pesquisa) não esteja exatamente em apresentar uma grande novidade sobre uma metodologia de ensino do interesse público na formação de jornalistas, mas em organizar e sistematizar elementos que ajudem escolas, professores e alunos a fazer esse caminho partindo de pontos mais seguros”, afirma o autor no corpo do livro, para depois reconhecer: “A Educação é dinâmica, tão dinâmica quanto a vida. Tão dinâmica (por¬que está voltada) para a vida!”.

É nesse plasmar de certezas e questionamentos que caminha o livro. Certamente esse é o melhor caminho para se aprender a agir em defesa do interesse público e a ajudar a fazer do mundo um lugar melhor para os cidadãos.

O autor

Enio Moraes Júnior é jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É professor do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e membro do Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular da USP. Nestes espaços dedica-se a discutir, pesquisar e orientar trabalhos envolvendo a formação de jornalistas, as relações entre imprensa e cidadania e os estudos da linguagem.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • Fernando Maximino Cruz Lessa Parabéns ao nobre penedense que enche de orgulho a nossa terra! Vejo que seria excelente que fosse extraído da tese alguma atividade para os alunos de nossa cidade que carece tanto dessa adequação prática do que está se ensinando.
  • O pensador ESSE SIM É UM CIDADÃO BEM INTELECTUALIZADO.
  • Carlos Pires Parabéns ao amigo Júnior pelo reconhecimento de seu excelente trabalho. Sucesso!
  • Antônio Manoel Góes O jornalista conterrâneo Ênio Moraes Júnior integra um grupo de excelência e vanguarda, na USP, cujo objetivo é democratizar a Comunicação, para nos livrar do feudo oligárquico e conservador que controla (e manipula) poderosos veículos midiáticos no Brasil. Chegaremos lá. Parabéns, Ênio!