Formação de Jornalistas: elementos para a construção de uma pedagogia de ensino do interesse público é resultado da pesquisa de doutorado, defendida em 2011, na Universidade de São Paulo, pelo pesquisador Enio Moraes Júnior. A tese foi realizada sob orientação do professor José Coelho Sobrinho.
Qualidade da formação: é essa a preocupação do autor. Nesse sentido, o que o livro faz é organizar elementos – alguns deles velhos conhecidos – em direção a um ensino do jornalismo no que a imprensa tem de mais nobre: o foco na cidadania.
O estudo estabelece, como princípio, que os professores de jornalismo e suas práticas docentes orientam caminhos para o ensino do interesse público na formação dos profissionais da imprensa.
O estudo tomou como amostra docentes dos cursos de Jornalismo da Fa¬culdade Cásper Líbero e da Universidade Federal de Sergipe, no Brasil, e das Universidades do Minho e Nova de Lisboa, em Portugal. No conjunto das quatro instituições, 25 professores, efetivamente, participaram da pesquisa.
Formação com forte base nas Ciências Sociais e Humanas, articulação da teoria com a prática jornalística, investimento na produção laboratorial, necessidade de formação continuada, valorização da relação entre alunos e professores, professores com competências complementares e discussão da qualidade da própria formação são alguns desses elementos.
“Talvez a sua contribuição (da pesquisa) não esteja exatamente em apresentar uma grande novidade sobre uma metodologia de ensino do interesse público na formação de jornalistas, mas em organizar e sistematizar elementos que ajudem escolas, professores e alunos a fazer esse caminho partindo de pontos mais seguros”, afirma o autor no corpo do livro, para depois reconhecer: “A Educação é dinâmica, tão dinâmica quanto a vida. Tão dinâmica (por¬que está voltada) para a vida!”.
É nesse plasmar de certezas e questionamentos que caminha o livro. Certamente esse é o melhor caminho para se aprender a agir em defesa do interesse público e a ajudar a fazer do mundo um lugar melhor para os cidadãos.
O autor
Enio Moraes Júnior é jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É professor do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e membro do Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular da USP. Nestes espaços dedica-se a discutir, pesquisar e orientar trabalhos envolvendo a formação de jornalistas, as relações entre imprensa e cidadania e os estudos da linguagem.
por Assessoria
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