22 Setembro 2017 - 09:58

Festival apresenta filmes que interagem com outras formas de arte

Com 28 produções, a mostra Move Cine Arte, em São Paulo tem encontros do cinema com a arte contemporânea, a poesia, a dança e outras linguagens. “É uma curadoria de encontros, não é uma curadoria de cinema. Porque é sempre o cinema encontrando com outras artes”, ressalta o curador, André Fratti. “Filmes que se contaminam e criam na relação do cineasta com o artista de outras linguagens uma obra nova, transformada a partir desse encontro.”

A ideia do festival surgiu quando Fratti, que também é realizador do evento, percebeu que havia pouco espaço para produções que tinham interações mais profundas do cinema com outras formas de expressão artística. “Alguns filmes em que a linguagem se contaminava pela linguagem da expressão artística retratada tinham mais dificuldade de participar dos festivais de cinema usuais.”

Baseado em festivais internacionais, Frati organizou a primeira edição do Move em 2012. “Ele acabou chamando um público que não é necessariamente só de cinema. As sessões são recheadas de arquitetos, pintores. Dependendo da programação, você vê uma turma diferente em cada sessão”, lembra o curador.

Além de abrir espaço para essas produções, Fratti diz que o festival facilita o diálogo do grande público com linguagens artísticas ainda restritas. “O festival acabou se revelando, o cinema é essa maneira, do público em geral abordar a arte contemporânea. A gente sabe que a arte contemporânea em geral é um problema em termos de aproximação e compreensão. Ela tem os seus códigos e o cinema é uma forma de você entender o processo do artista, a biografia do autor”, explica.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯