23 Junho 2012 - 15:04

Oficinas do Plano Estadual do Turismo são finalizadas com sucesso

Ascom- Agência Alagoas
A oficina em Piranhas foi concluída com sucesso

Além de Maceió, que abriu a temporada de oficinas para construção do Plano Estadual do Turismo na última segunda-feira (18), municípios representantes das regiões turísticas de Alagoas também receberam a atividade emplacada na metodologia do Instituto Para o Desenvolvimento Humano.

As atividades se encerram nesta sexta-feira (22) com sucesso, reunindo empresários, associações, instituições de ensino, entidades ligadas ao turismo e representantes do setor turístico público municipal e estadual.

As oficinas foram desenvolvidas por técnicos da Setur e consultoras do IADH. O principal objetivo do processo de construção é coletar indicadores, dados e informações que designem um diagnóstico da situação atual e do que pode ser feito.

Na oficina da Região do São Francisco, sete municípios estiveram presentes, representados pelos setores público e privado. Segundo Jairo Oliveira, secretário de Turismo de Piranhas, a expectativa do trade da região é de que o documento final contemple todos os anseios e que o resultado seja um destino consolidado.

Durante o evento, foi apresentado o projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Baixo São Francisco, que, como o Plano Estadual do Turismo, está inserido dentro dos projetos estruturantes do programa Alagoas Tem Pressa.

Já as regiões de Lagoas e Mares do Sul, Costa dos Corais e Quilombos também passaram pelo processo. Houve entrevistas qualificadas e a realização da oficina que determinou os gargalos e potencialidades dos municípios. No Sul, cinco municípios participaram; no Norte, três, e na região dos Quilombos, quatro.

“É um grande passo que o Estado está dando, junto com os municípios e seus parceiros integrados. Estamos decidindo um norte para os próximos dez anos nesta atividade multifocal, que está sendo desenvolvida de forma responsável e sustentável e influencia pelo menos 52 atividades econômicas, com a valorização dos aspectos socioculturais, históricos e naturais das diferentes faces das regiões que compõem este mosaico chamado Alagoas”, afirma Herbert Araújo, Secretário de Turismo de Marechal Deodoro.

O próximo encontro está agendado para o mês de agosto. O Plano será exposto para validação das ações pelos integrantes das regiões.

Já existe um pleito para tornar o documento – que será entregue no mês de outubro à comunidade – em lei. De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, o documento de Estado, listado como um dos projetos estruturantes para o desenvolvimento do turismo alagoano, vigorará no período de 2013 a 2023.

Classificação turística

Para se classificar em níveis de desenvolvimento do turismo, os municípios terão que entregar os documentos solicitados pela Cartilha de Regionalização até o dia 25 de junho. O prazo foi prorrogado para aumentar a oportunidade de mais municípios se classificarem.

As evidências geradas pelos municípios que apresentarem os documentos solicitados classificarão os mesmos em “desenvolvido para o turismo regional, nacional ou internacional” dentro do Plano Estadual do Turismo. Com base nesta classificação, o Governo terá condições para direcionar melhor os esforços e tornar o Estado mais competitivo e pronto para receber os turistas, de acordo com suas motivações.

Cada nível determina a posição do município e/ou região nos mercados regionais, nacionais e internacionais, e assim, estabelece de que forma o Governo pode colaborar com o desenvolvimento do local. Caso a documentação não seja entregue na data determinada, o município será automaticamente considerado “a desenvolver”.

Já entregaram a documentação os municípios de Penedo, Piranhas, Pão de Açúcar, Coruripe e Delmiro Gouveia. Outros municípios, que já procuraram a Setur, estão sendo atendidos para os ajustes finais na documentação. São eles: Maceió, Murici, Santa Luzia do Norte, União dos Palmares, São José da Laje, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Pilar.

por Ascom- Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯