24 Janeiro 2011 - 15:22

Edição do Autoria sobre Enaura Quixabeira volta a ser exibida

Ascom IZP
Enaura Quixabeira terá detalhes de sua trajetória de vida contados no Autoria desta segunda-feira

A TV Educativa de Alagoas, emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), volta a exibir nesta segunda-feira (24), às 19h15, a vida e a obra de Enaura Quixabeira, crítica literária, ensaísta e poetisa que teve seu primeiro livro publicado em 1995. Considerada uma das mais conceituadas intelectuais de Alagoas, Enaura é doutora em Letras pela Université Stendhal Grenoble, da França, trabalhou com formação de professores na rede pública de ensino e como professora de Literatura, na Ufal, é sócia efetiva da Academia Alagoana de Letras e foi agraciada em 2008 com a comenda Nise da Silveira, conferida pelo Governo do Estado.

Nesta edição do programa “Autoria”, da TVE, o telespectador acompanhará os detalhes da trajetória desta alagoana de Maceió, que fala da infância, dos livros de autores franceses que sua mãe lia para ela e da influência do avô materno, de quem diz ter herdado o gosto pela leitura. Enaura também comenta alguns livros e autores religiosos que nortearam suas leituras na adolescência e fala do prazer estético que o ato de ler e escrever lhe proporciona.

A escritora e ensaísta já conta com 10 livros publicados, dentre eles "Do traje ao Ultraje” e "Lúcio Cardoso: paixão e morte na Literatura brasileira", além de vasta produção cientifica. Enaura fala sobre seu método de ensino, o contato com os alunos, sobretudo quando dava aula de Teoria da Literatura, na Ufal, e relembra o início de sua carreira como escritora. Ela atualmente coordena o núcleo do Programa de Pesquisas do Cesmac.

“Eu amo a literatura porque as piores coisas da vida, com o toque da arte, se transformam; elas se transfiguram e isso é maravilhoso”, ressalta a escritora. “E através da arte fugimos deste mundo banal e dessa realidade fria”, diz, destacando a obra “Lúcio Cardoso - Paixão e Morte na Literatura Brasileira”, como sendo o seu trabalho mais acabado.

“Fiz um estudo sério e aprofundado da obra desse autor”, afirma a escritora, uma referência quando o assunto é Lúcio Cardoso, autor mineiro que na segunda fase do modernismo brasileiro escreveu romances, novelas e poesias. Intercalando os depoimentos de Enaura, o ator David Farias, da Carapuça Cia Teatral, interpreta trechos do livro “Sonata de outono para cordas doloridas”, publicado pela escritora em 2004.

O Autoria é quinzenal com estreia às segundas-feiras, às 19h15, e reprise às quintas-feiras, às 18h45, e aos sábados, às 11h45. Esta edição do programa tem edição de imagens e finalização de Bia Nogueira e edição executiva de Anete Carvalho.

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯