27 Março 2024 - 06:00

Museu da Imagem e do Som de Alagoas recebe doação de um projetor super 8

Secult Alagoas
O equipamento, pertencente a um arquiteto, integrará o acervo do equipamento cultural

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), equipamento cultural gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, recebeu a doação de um projetor super 8 da FujiFilm da década de 1970. O equipamento estará exposto para visitas escolares, universitárias e pesquisas.

A iniciativa da doação partiu do arquiteto e urbanista Neison Freire, filho do ex-prefeito de Viçosa na década de 50 e 60, Antônio Ferreira Freire. Neison ganhou o kit de projetor e filmadora Fuji Film single-8, ilha de edição mecânica e filmes virgens, de seu pai, aos 15 anos e começou a fazer filmes da família e das viagens.

De acordo com o arquiteto, essa doação vai contribuir para os aspectos educacionais e o acervo histórico do museu. “Nós, da família, ficamos felizes em doar esse equipamento que pode ser útil, especialmente nos aspectos educacionais, para as crianças e os estudantes.”, disse Neison Freire.

“É importante que as pessoas que tenham esses acervos não descartem, consultem o pessoal do Misa para a doação, para que a gente tenha um acervo cada vez mais rico. E também melhora a visitação ao museu, principalmente por parte das crianças, que não conhecem esse mundo analógico e que terminava há 50 anos”, completou Neison Freitas.

“O Misa desempenha um papel importante na preservação e promoção do patrimônio audiovisual de Alagoas. Com esta generosa doação, o acervo do museu será enriquecido, proporcionando aos visitantes uma experiência mais completa e informada sobre a rica história da imagem e do som em nosso Estado. Essas contribuições não apenas enriquecem nossa herança cultural, mas também fortalecem a memória coletiva de Alagoas”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

“A doação do projetor super 8, se faz importante para o Misa, para expor a sociedade alagoana como eram transmitidos os filmes na década de 1970, onde através das imagens à população possa conhecer um pouco do passado e perceber as mudanças ao longo do tempo, tanto nas imagens transmitidas de Maceió, através dos filmes gravados, quanto da evolução tecnológica. Essa estimada doação contribuirá tanto no segmento educacional, quanto no de pesquisa, onde poderemos desbravar algumas fitas de nosso acervo de audiovisual”, ponderou Jinny Mikaelly, supervisora do Misa.

As visitas no Misa são agendadas pelo e-mail misa.cultura.al@gmail.com e o horário de visitação é de segunda-feira a sexta-feira, de 09h às 16h.

por Secult Alagoas

Comentários comentar agora ❯