30 Novembro 2021 - 08:31

Fundação Nacional de Artes apresenta visita virtual da mostra 'Pares Díspares'

Reprodução da mostra virtual
Tour on-line seguirá disponível após o término da exposição presencial

A Fundação Nacional de Artes - Funarte disponibiliza o endereço eletrônico da visita virtual da exposição Pares Díspares, aqui, neste link. A mostra, com fotografias de Giovanna Nucci e curadoria de Enock Sacramento, foi uma das contempladas com o Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021. O projeto está aberto para visitação presencial na galeria Fayga Ostrower da Funarte Brasília, na Capital Federal, até 12 de dezembro. Depois, seguirá em itinerância para São Paulo e, entre 22 de fevereiro e 1º de maio, será exibido na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp.

O público on-line, ao acessar o mapa 3D da visita virtual, poderá interagir com as obras montadas na galeria Fayga Ostrower mesmo após o término da exposição presencial, pelo período de 365 dias. Etiquetas inseridas no mapa ativam a abertura de fichas e legendas, com informações em forma de texto. Etiquetas em vermelho ativam audiodescrição das imagens, assim como o texto de apresentação, trajetória resumida da artista e também um breve histórico sobre a arte da fotografia.

A exposição reúne 30 fotografias de Giovanna Nucci, apresentadas em 15 pares — formados por uma imagem do Rio de Janeiro e outra de São Paulo, propondo um diálogo entre os patrimônios históricos das duas cidades. "Por meio delas, a fotógrafa, com rara sensibilidade, problematiza os conceitos de identidade, diversidade e território, ao mesmo tempo que destaca ícones da paisagem urbana das duas metrópoles brasileiras", explica Enock Sacramento.

Pares Díspares foi classificado em primeiro lugar no Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021 - O diálogo entre o patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro e o brasileiro, presente nas artes visuais, na arquitetura e nos espaços urbanos.

Sobre a fotógrafa

Catarinense, Giovanna Nucci vive e trabalha em São Paulo desde 1994. Bacharel em Fotografia, decidiu pelas artes visuais quando fez especialização em Arte e Cultura. Levou para a fotografia artística certa influência gráfica, advinda de sua paixão pela arquitetura, especialmente pela escola Bauhaus. Suas obras, na maioria paisagísticas, primam pela forma, com foco ora no urbano ora na natureza. Com dois livros publicados — São Paulo, cada um conta sua história, de 2011, e Rio, Estado de esporte, de 2012 —, a artista participa de mostras individuais e coletivas nacionais e internacionais.

Sobre o curador
Enock Sacramento vive e trabalha em São Paulo. Jornalista profissional, foi Chefe de Redação da Sucursal do ABC do jornal O Estado de S. Paulo, nos anos 1970. Como crítico de arte, começou a atuar no Diário do Grande ABC, colaborando, em seguida, com outras publicações, entre as quais as revistas Casa Vogue e Ventura. Foi presidente da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) entre 1983 e 1985 e pertence à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e à Associação internacional de Críticos de Arte (Aica). Em 2004 e 2016, recebeu o Prêmio Gonzaga Duque e, em 2011, o Prêmio Mário de Andrade, outorgados pela ABCA. Foi curador de exposições no Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Publicou numerosos artigos na imprensa e é autor de 35 livros sobre arte brasileira. É curador da Fundação José e Paulina Nemirovsky, em São Paulo.

Visita virtual da exposição ‘Pares Díspares’
Disponível aqui

por Funarte

Comentários comentar agora ❯