03 Outubro 2011 - 12:17

Sociedade participa das comemorações alusivas aos 510 anos do “Velho Chico”

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Limpeza das margens do Rio São Francisco e gincana aconteceram em Penedo

As comemorações alusivas aos 510 anos de descobrimento do rio São Francisco tiveram início na manhã desta segunda-feira, 03 de outubro, com o mutirão de limpeza das margens “Velho Chico” e com a realização de uma gincana ambiental que movimentou a Praça 12 de Abril, centro histórico de Penedo.

O evento denominado de “São Francisco Vive” atraiu a atenção de estudantes, professores e da população em geral. A união dessas pessoas, que buscam um meio ambiente mais equilibrado culminou com a retirada de toneladas de lixo do Rio São Francisco.

Após a realização do mutirão de limpeza, equipes foram divididas e os participantes levados para a Praça 12 de abril, local em que teve início a gincana ambiental. Após cumprir as provas elaboradas pela organização do evento os participantes puderam conferir a apresentação de painéis sobre o Rio São Francisco e sua importância para os ribeirinhos.

Nesta terça-feira, 04 de outubro, as atividades continuarão a acontecer em Penedo e em outras cidades banhadas pelo Rio São Francisco. Logo nas primeiras horas da manhã terá apresentação do toré da tribo Kariri Xocó de Porto Real do Colégio e a encenação teatral e musical “A Velha e o Cantador”, com a participação de Vavá Cunha, tratando da temática do meio ambiente.

A organização do evento programou ainda para às 11h15min desta quarta-feira, 04, o plantio de mudas de espécies nativas do “Velho Chico”, a exemplo da Catingueira e do Pau-Brasil. O ato ocorrerá na Avenida Beira Rio, nas imediações do prédio onde funciona a Universidade Federal de Alagoas na cidade ribeirinha. Paralelo a isso, acontece também a corrida de canos que deve dar um brilho especial ao Rio São Francisco.

Em seguida os participantes seguirão para o porto das balsas de Penedo, onde a Codevasf vai inserir milhares de peixes de espécies nativas, como o Piau e a Piaba, no Rio São Francisco. A mesma ação será desenvolvida também no município de Piaçabuçu. A empresa estima que 600 mil peixes serão inseridos nas águas do “Velho Chico” somente neste peixamento.

Ao final da programação, no período da manhã da terça-feira (04), será realizado um abraço coletivo ao rio São Francisco, que pretende simbolizar a união dos povos do Vale do São Francisco em torno desse importante recurso hídrico.

Já na parte da tarde, diálogos socioambientais e debates devem acontecer no Auditório Joaquim Reis de Santana, localizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM). Às 19 horas, encerrando os eventos em Penedo, ocorrerá exposições culturais e ambientais e lançamento de livro, na Praça 12 de abril.

O “São Francisco Vive” é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e em Alagoas conta com o apoio e participação do Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, Ministério da Cultura, por meio da Funarte e do Iphan, Ministério da Saúde, por meio da Funasa, Ministério das Cidades, IBAMA, FUNAI, Agência Nacional de Águas (ANA), prefeituras de Penedo, Igreja Nova e Porto Real do Colégio, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e ONGs ambientalistas.

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • virgulino muito bem vamos presevar nosso meio ambiente e assim que se faz. Parabens
  • Valdirene O meio ambiente precisa de cuidado. vamos preservar??? parabéns pelo trabalho belíssimo.
  • lito di santi Preservar o meio ambiente tá além de "espetáculos e diversões",é algo que deve vir de berço com a educação.Cidadãos conscientes que cobrem políticas públicas verdadeiras e não falácias,discursos vazios ,modismos e fotos estáticas sorridentes (nas mídias)como as próprias políticas publicas existentes
  • Luiz Henrique Agradecer pela iniciativa o professor Claudio Sampaio-Buia e aos professores e Alunos do Curso de Engenharia de Pesca pelo II Arrastão da limpeza!!!