24 Março 2024 - 17:02

Rompimento de tanques pulmão em Piaçabuçu causa destruição e deixa população em alerta

Reprodução
Após o rompimento, a água invadiu uma residência e chegou a arrastar um veículo

Tanques pulmão instalados em Piaçabuçu pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para captação, adução e reservação de água bruta se romperam na tarde deste domingo, 24 de março, deixando um rastro de destruição no local.

Após o rompimento, a água invadiu uma residência e chegou a arrastar um veículo. No imóvel, que ficou destruído, reside um casal de idosos, mas felizmente não há registro de feridos.

Com um investimento de cerca de R$ 10 milhões, a obra foi inaugurada em março de 2023 com a promessa de abastecer a população da zona urbana do município em um horizonte de 20 anos.

As autoridades locais estão agora em alerta máximo, investigando as causas desse incidente e trabalhando para mitigar os danos causados à comunidade. Enquanto isso, os residentes de Piaçabuçu permanecem apreensivos, questionando a segurança das infraestruturas que foram criadas para trazer benefícios à região.

O CBHSF emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido, confira:

Nota à imprensa

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) informa que foi registrado, na tarde deste domingo (24/03), o rompimento de uma flange (peça de ligação entre tubos) de um dos reservatórios de água do Sistema de Abastecimento de Água de Piaçabuçu (AL).

No momento, técnicos estão no local analisando a causa do incidente e avaliando os danos causados e os impactos resultantes do rompimento. Medidas preventivas foram tomadas para preservação do sistema. O Corpo de Bombeiros também já foi acionado e já está se deslocando para o local.

Ressaltamos que, apesar dos danos observados, não houve registro de vítimas. No entanto, representantes do CBHSF e da Companhia de Saneamento do Estado de Alagoas (CASAL) acompanham de perto a situação e trabalham em conjunto com os órgãos competentes para garantir a segurança no local e iniciar os trabalhos de reparação dos danos ocorridos. Os tanques pulmão foram entregues em março de 2023 para a CASAL que, desde então, é responsável pela operacionalização do sistema.

Informamos que o abastecimento de água da cidade não corre risco. A CASAL está operando com os reservatórios restantes.

Novas informações serão divulgadas oportunamente. 

por Redação

Comentários comentar agora ❯