27 Março 2024 - 16:47

Coleta seletiva revoluciona o tratamento de resíduos no Baixo São Francisco

Divulgação
Em Neópolis, os catadores estão operando nos dias de segunda, quarta e sexta-feira

O Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco (CONBASF), em uma iniciativa conjunta com a Cooperativa de Catadores COOPINS, está transformando a maneira como as cidades da região lidam com seus resíduos. Em um esforço pioneiro, a coleta seletiva está sendo implementada em cinco municípios-chave: Neópolis, Ilha das Flores, Brejo Grande, Japoatã e Pacatuba.

A parceria entre o CONBASF e a COOPINS está trazendo mudanças na gestão de resíduos, evitando que materiais recicláveis sejam descartados de maneira inadequada. Além disso, essa iniciativa está desempenhando um papel importante no combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Em Neópolis, especificamente, os catadores da COOPINS, com o apoio do CONBASF, estão operando nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, coletando uma ampla gama de materiais recicláveis, incluindo garrafas plásticas, vidros, papelão e outros produtos passíveis de reciclagem. Essa ação não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também gera oportunidades de emprego e renda para os catadores locais.

Os benefícios dessa iniciativa vão além da questão ambiental e de saúde pública, estendendo-se também para a economia local e para o bem-estar das comunidades envolvidas. O CONBASF e a COOPINS estão liderando o caminho rumo a um futuro mais sustentável e saudável para o Baixo São Francisco, demonstrando que a colaboração entre entidades públicas e organizações da sociedade civil pode resultar em mudanças positivas tangíveis em nossas comunidades.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯