04 Novembro 2011 - 14:39

Projeto Coleta Óleo é apresentado a representantes da rede de ensino estadual

Para sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e disseminar o destino adequado do óleo residual de cozinha, a Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) - através da gerência de Bioenergia – apresentou, na manhã desta sexta-feira (4), o “Projeto Coleta Óleo: uma ação, mil benefícios” para diretores, professores e coordenadores da rede estadual de ensino.

A palestra foi realizada na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e contou com a presença de representantes de 11 escolas das quatro Coordenadorias Regionais de Ensino do Estado. Para a equipe técnica do Projeto, a rede escolar, pela sua capilaridade, tem um alto poder de disseminação da informação, sensibilizando os alunos a participarem do Coleta Óleo por meio de gincanas, concursos, teatros de bonecos, entre outras atividades.

“Esse Projeto só vem a somar com o que nós já estamos desenvolvendo nas escolas. A educação é o caminho para qualquer mudança de atitude e é através dela que vamos atingir a comunidade e conscientizá-la de que o comportamento com a natureza precisa mudar”, disse a técnica da SEE que trabalha diretamente com educação ambiental, Walnyce Miranda.

COLETA ÓLEO

O Projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Seplande em parceria com diversas entidades e empresas, e será lançado oficialmente no dia 22 de novembro, às 10h, na sede da Seplande Jaraguá. O Coleta Óleo tem o objetivo de minimizar o impacto do descarte do óleo saturado de fritura no meio ambiente e proporcionar a inclusão social urbana de uma parcela da população alagoana que vive abaixo da linha de pobreza – representada pelos catadores de materiais recicláveis.

De início, a área de atuação do Projeto será o município de Maceió, onde se pretende alcançar um percentual de 10% ao mês de coleta de óleo, ou seja, mais de 46 mil litros de óleos mensais. Em 2012, a meta é atingir as cidades de Rio Largo, Maragogi, Marechal Deodoro e Arapiraca. Até 2014, devem ser contemplados o município de Taquarana e outros que demonstrarem interesse em aderir ao projeto.

A coleta de óleos saturados será realizada por catadores cooperados, inicialmente da Cooplum, da Cooprel, da Coopvila e da Ampita, que farão a coleta dos óleos armazenados em garrafas pet, nas residências, restaurantes, escolas, supermercados e outros locais. Em seguida, o material será armazenado em coletores maiores para a comercialização. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯