07 Março 2024 - 07:00

Operação Curupira apreende 351 aves e aplica mais de R$ 130 mil em multas em APA de Alagoas

IMA Alagoas
Qualquer infração ambiental pode ser denunciada por meio do aplicativo IMA Denuncie

Em sua 26ª edição, a Operação Curupira aplicou R$134,5 mil em autos de infrações encontradas nos municípios que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) e a Estação Ecológica (ESEC) de Murici. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA-AL) integram a operação, que é coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As ações ocorreram entre os dias 23 de fevereiro e a última segunda-feira, 4 de março.

Além das 351 aves, foram encontradas seis carcaças de animais silvestres, duas pacas, dois quandu-mirim, espécie ameaçada de extinção, um teiú e um porco do mato caititu. Também foram apreendidas quatro espingardas, três armadilhas para tatus e 32 armadilhas de disparos, conhecidas como cano. Ao todo foram 17 autos de infração por crimes contra a fauna.

A APA de Murici é a maior unidade de conservação do estado em extensão e número de municípios reunidos. Possui uma área de 132.833 hectares que abrange os municípios de Murici, Messias, Flexeiras, Joaquim Gomes, Colônia Leopoldina, Ibateguara e União dos Palmares, região alvo desta operação. Já a ESEC de Murici, corta os municípios de Flexeiras, Messias e Murici e conta com uma área de 6.116 hectares.

A colaboração é sempre bem-vinda, qualquer infração ambiental pode ser denunciada por meio do aplicativo IMA Denuncie, disponível nas principais plataformas para download, e pelos números telefônicos dos órgãos Batalhão de Polícia Ambiental pelo número: (82) 98833-5879 e ICMBio: (81) 99147-6666.

por IMA Alagoas

Comentários comentar agora ❯