07 Junho 2010 - 11:51

Passeio ciclístico e caminhada comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente no DF

Maiesse Gramacho/MMA
Na manhã de domingo (6/6), cerca de 1,5 mil pessoas participaram do 8º Passeio Ciclístico e da 1ª Caminhada por um Brasil Sustentável, organizados pel

Nem o tempo frio e nublado atrapalhou. Na manhã deste domingo (6/6), cerca de 1,5 mil pessoas se reuniram na Alameda das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, para participar do 8º Passeio Ciclístico e da 1ª Caminhada por um Brasil Sustentável, organizados pela ONG brasiliense Rodas da Paz e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). As atividades comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem (5 de junho), e pretendem chamar a atenção para a questão da biodiversidade - 2010 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade.

"Este tipo de evento é importante porque mostra que tem muita gente 'ligada' no assunto, prestando atenção no que é feito no âmbito do Poder Executivo e no Legislativo, e porque chama mais pessoas para a causa. Podemos mostrar uma coisa importante: que não basta ficar reclamando que o mundo vai acabar, que espécies estão sendo extintas - e de fato estão; mas as coisas que o brasileiro, enquanto cidadão planetário, pode fazer para evitar isso", avalia Maria Cecília Wey de Brito, secretária de Biodiversidade e Florestas do ministério.

De acordo com Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, que representou a ministra Izabella Teixeira no evento, a iniciativa visa mobilizar e informar a sociedade sobre o tema 'biodiversidade'. "Neste ano será realizada conferência da ONU, em Nagoya (Japão), sobre o assunto. E a ideia é que não seja só uma reunião de governos e burocratas, mas que haja o engajamento da sociedade. Pelo menos, para que se saiba o que estará sendo discutido. Afinal, os pactos entre os governos feitos nessas ocasiões é a sociedade que tem de cumprir", diz.

O passeio ciclístico promovido pela Rodas da Paz é o evento mais tradicional realizado pela entidade. Segundo Ronaldo Martins Alves, presidente da ONG, neste ano, além de reforçar demandas relativas à segurança do ciclista que circula nas ruas de Brasília, a iniciativa apresenta o ciclismo como opção de mobilidade urbana sustentável. "A bicicleta é uma grande alternativa a ser explorada", garante.

A mobilização também serviu para chamar a atenção do Governo do Distrito Federal para a necessidade de construção de mais ciclovias no DF. "Dos 600 quilômetros prometidos pelo GDF, ficamos com parcos 42 quilômetros", lamenta Ronaldo. Os presentes puderam assinar um abaixo-assinado pedindo a continuidade no projeto de construção de vias específicas para aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou de lazer. Saindo da Esplanada dos Ministérios, os ciclistas foram até a Ponte JK e, depois, retornaram ao ponto de partida. Os que optaram pela caminhada foram até a Catedral.

Sacolas - Durante a concentração para o passeio ciclístico e para a caminhada, o MMA realizou mais uma ação da campanha Saco é um Saco, distribuindo sacolas retornáveis. Os participantes também receberam camiseta, boné, garrafa de água e mudas de flores, e concorreram ao sorteio de uma bicicleta. No local, o ministério montou uma exposição com cartazes sobre biodiversidade. Vale lembrar que o Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo.

Dia Mundial do Meio Ambiente - A data (5 de junho) foi estabelecida em 1972 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente, e escolhida pela Assembleia Geral da ONU porque recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano (Estocolmo, 1972), que culminou com a criação do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

* A estimativa de público é da ONG Rodas da Paz
 

por Ascom/MMA

Comentários comentar agora ❯