13 Janeiro 2011 - 10:50

Prefeitura de Arapiraca vai publicar decreto para combater lixo

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB), em reunião com o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Luiz Ricardo Vieira, e equipe da Semasa, ampliou a discussão acerca das ações de combate ao lixo no município.

A pauta da reunião também contou com a apresentação de tópicos do Decreto de Lei que institui 2011 como o ano de combate ao lixo.

Na ocasião ainda houve apresentação da proposta de implantação de seis centrais de entulhos, denominadas PEV – Ponto de Entrega Voluntária.

Segundo o secretário Luiz Ricardo Vieira, o Decreto de Lei regulamentará o manejo e gestão de resíduos da construção civil (entulhos), bem como irá prever ações de educação ambiental.

“ A sensibilização da população será importante neste início para o engajamento na campanha. Palestra, peças teatrais e serão apresentadas aos arapiraquenses para que eles conheçam seus direitos e deveres com relação à produção, acondicionamento e destinação final do lixo doméstico. Ele adiantou que material informativo também será produzido, para ser distribuído junto à população.

Estrutura

Durante a reunião, o prefeito Luciano Barbosa reafirmou que o município está fazendo a sua parte ,intensificando a coleta em todos os bairros através da aquisição de 13 novos caminhões de coleta de lixo e equipamentos para reforçar o trabalho da Secretaria de Limpeza.

O engenheiro da Semasa, Genaldo Ferreira, também apresentou o projeto de implantação de seis centrais de entulhos denominadas PEV – Pontos de Entrega Voluntária. “ O projeto será implantado a médio prazo de forma estrategicamente planejada para que possa atender a coleta de resíduos (entulhos), gerada em toda a malha urbana. A área prevista para cada PEV será de mil metros quadrados.

O projeto prevê o cadastramento de carroceiros e de transportadores de pequenos volumes de até um metro cúbico", comentou o engenheiro.

Outro ponto discutido com o prefeito foi a possibilidade da implantação de empresas no município de transporte e destinação final de grandes volumes de entulhos gerados pela construção civil.

O prefeito Luciano Barbosa parabenizou o esforço da equipe e solicitou estudo minucioso dos possíveis impactos ambientais causados pela implantação dos Pontos de Entrega Voluntária.

 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯