14 Maio 2022 - 13:01

Ministério do Meio Ambiente inaugura central de logística reversa de eletroeletrônicos em São Luís

SECOM São Luís
O empreendimento faz parte do Programa Nacional de Logística Reversa, do Governo Federal

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e apoio da Prefeitura de São Luís, inaugurou central de logística reversa de eletroeletrônicos na capital maranhense. O empreendimento faz parte do Programa Nacional de Logística Reversa, do Governo Federal, criado com o objetivo aumentar a reciclagem no país.

"A partir de agora, o cidadão de São Luís, além de ter um ponto adequado para fazer o descarte do eletroeletrônico que chega ao final de sua vida útil, também tem a garantia de que esse material vai ser levado para a reciclagem. Com isso, temos geração de empregos verdes, preservação dos recursos naturais e proteção do meio ambiente", ressaltou o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

A central vai receber desde pequenos materiais eletrônicos até produtos de grande porte, como geladeira, máquinas de lavar e fogão, entre outros. "Do fone de ouvido à geladeira, agora o cidadão de São Luís vai fazer o descarte adequado, nessa parceria com a Prefeitura, e a partir dessa central inaugurada hoje, esse material vai ser levado para reciclagem e não mais para o aterro sanitário", completou André França.

A central inaugurada é a primeira do Maranhão e vai beneficiar mais de 1,1 milhão de pessoas de São Luís.

"Um passo importante, mais uma capital do Nordeste atendida pela logística reversa. É a reciclagem gerando empregos verdes e contribuindo para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas!", concluiu o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

“A parceria firmada com o Maranhão e o apoio do Ministério do Meio Ambiente são fundamentais para o crescimento da logística reversa no país como um todo. Agora, uma nova etapa tem início em São Luís, que inaugura a central de logística reversa de eletroeletrônicos visando a conscientizar a população a levar o produto pós-consumo até um ponto de recebimento. Depois do recebimento, a ABREE e seus parceiros irão assegurar a destinação final ambientalmente correta com segurança de todos os envolvidos, uma vez que todos já passaram por treinamentos para exercer a atividade. Essas ações contribuem para preservação e a proteção do meio ambiente, diminuindo o uso de recursos naturais, e aumentando a vinda de matérias-primas da reciclagem”, explica Helen Brito, Gerente de Relações Institucionais da ABREE.

Criada pela Lei nº 12.305 de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que o setor público e privado realize a gestão de resíduos para evitar que esses materiais sejam destinados incorretamente aos lixões. A iniciativa vai ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que busca até 2030 reduzir o impacto ambiental nas cidades, melhorando os índices de qualidade do ar, uso eficiente de recursos naturais, a gestão de recursos sólidos e a diminuição de poluentes.

Logística reversa

Em 2020, o Governo Federal normatizou o sistema de logística reversa de eletroeletrônicos no âmbito do programa Lixão Zero. O decreto prevê que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes mantenham toda a logística do sistema de coleta dos materiais em parceria com estados, municípios e associações de recicláveis. A previsão é que 400 cidades brasileiras contem com o serviço até 2025. Dos 5.000 pontos previstos até 2025, mais de 3.400 já foram instalados desde 2020 em todas as regiões do país. 

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯