15 Maio 2013 - 15:31

IMA de Alagoas comemora 25 anos com momento festivo

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas comemora nesta quinta-feira (16) aniversário de 25 anos. O momento festivo é de homenagem aos funcionários, mas também marca o lançamento oficial da campanha do Mês do Meio Ambiente que tem como tema principal um dos principais trabalhos desenvolvidos pela instituição na gestão atual, as Unidades de Conservação como instrumento de conservação da biodiversidade.

O evento com a participação de representantes do gabinete do governador, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), prefeitura municipal de Maceió, entre outros representantes de órgãos públicos, será realizado a partir das 10h, na sede do IMA.

Na programação, há previsão de uma benção de um frei franciscano, homenagem aos funcionários, lançamento da campanha do Mês do Meio Ambiente e um coquetel de encerramento. “É um dia para comemorar todos os significativos passos que demos, tanto em termos de qualidade do trabalho, como na melhoria da infra-estrutura. Mas, é um dia que avaliamos também os desafios que temos pela frente”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

A idéia de adotar as Unidades de Conservação como tema principal das atividades desse ano, durante o Mês do Meio Ambiente, é um reconhecimento da importância das áreas protegidas para a conservação da biodiversidade. “Nessa gestão demos um salto grande em relação à criação e ao funcionamento das Unidades de Conservação. Essa é uma das estratégias utilizadas para conciliarmos desenvolvimento e preservação”, comentou o diretor-presidente.

Hoje existem 31 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no estado, sendo que 24 foram implantadas pelo estado entre os anos de 2007 e 2013, e as outras sete foram criadas em âmbito federal. Juntas essas Unidades ocupam 1.590,76hectares (ha). Além delas, existem ainda mais 18 Unidades de Conservação, criadas pelo poder federal, estadual e municipal, nas modalidades de Proteção Integral ou de Uso Sustentável – dentro do que prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

São Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas Extrativistas, Reservas Ecológicas (em fase de reclassificação) e Reserva Biológica, que juntas ocupam cerca de 8% do território e envolvem parte do território de 40 municípios. “Esses números representam um avanço para Alagoas. Nós perseguimos a meta de chegar a 10%”, comenta Alex Nazário, diretor de Unidades de Conservação do IMA. Entre as Unidades, a mais nova foi criada em 2012 é
 o Refúgio da Vida Silvestre (RVS) dos Morros do Craunã e do Padre, localizado em Água Branca.
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯