15 Outubro 2019 - 15:32

Grupo técnico realiza limpeza e monitoramento da praia do Peba na próxima quinta, 17

Assessoria
Entidades ambientais fazem varredura e articulam ações integradas que minimizem os impactos causados pelas manchas de óleo

Entidades ambientais iniciaram nesta terça-feira, 15 de outubro, a fazerem a limpeza e intensificarem o monitoramento das praias de Alagoas visando minimizar os impactos causados pelas manchas de óleo.

A praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, recebe uma equipe de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas na próxima quinta, 17. Na oportunidade, será feita uma varredura para encontrar e limpar manchas de óleo.

Para alinhar as ações foi montado nesta segunda-feira, 14, um Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) que é constituído por representantes do IMA e da Semarh; e do Ibama e ICMBio, além da Capitania dos Portos e secretarias de Meio Ambiente dos municípios atingidos.

Nesta terça-feira (15), as ações aconteceram nos municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Barra de São Miguel e Maceió.

Foram encontrados fragmentos no município de Porto de Pedras, Roteiro, praia do Gunga e em Jequiá da Praia – região da Lagoa Azeda. Nesses casos, prefeitura, voluntários e comerciantes também fazem mutirão de limpeza.

Segundo Alex Gama, secretário executivo de gestão interna da Semarh, o GTA pretende “articular as ações dos órgãos, otimizar os recursos e dar suporte aos municípios na limpeza e melhor articulação para a coleta e disponibilização final desse material”, disse.

Para a operacionalização das ações, o grupo conta com três helicópteros disponibilizados pela Marinha, Ibama e governo do Estado, além das embarcações do IMA e da Capitânia dos portos, que também disponibilizou o píer para embarque, desembarque e acomodação de materiais. O GTA deverá realizar reuniões, inicialmente, diárias para avaliação e definição de novas ações.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯