16 Maio 2019 - 10:43

Governo de Sergipe discute gestão de recursos hídricos em Seminário de Inovação em Alagoas

Um dia para debater alternativas de projetos, programas e políticas públicas para o desenvolvimento regional em recursos hídricos. Esta é a principal pauta do seminário Inovação no Semiárido: A Experiência de Israel, realizado pelo Sebrae, que acontece em Maceió, capital de Alagoas.

O grande nome do evento é o diretor de uma empresa de abastecimento de Israel que está entre as 10 maiores do mundo nesse segmento, Diego Berger. Ele falou sobre a experiência de gestão da água, não apenas para abastecimento humano, como para o setor agrícola. Segundo Berger, Israel tem uma história de 80 anos na gestão dos recursos hídricos e pode colaborar decisivamente com os estados do semiárido brasileiro. “Com base nas nossas experiências, é possível fazer aqui, nessa área do Brasil, um processo de gestão em menos tempo, partindo do princípio de que devemos pegar as coisas que são mais importantes e adaptá-las à realidade local”, disse o diretor.

Representando o Governo de Sergipe, participam do evento o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Ubirajara Barreto, o superintendente da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), Ailton Rocha, e o diretor-presidente da Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), Carlos Melo.

De acordo com o secretário Ubirajara Barreto, o Governo de Sergipe participa deste seminário para discutir políticas públicas, alternativas de projetos e programas que visam o desenvolvimento do estado. “Com a troca de experiências com os representantes de Israel, que tem grande conhecimento na gestão de recursos hídricos, nós queremos abrir espaço para discutir uma gestão dos recursos hídricos que seja eficiente e de baixo custo para o estado, lembrando que é importante trabalhar a conscientização da população para o uso consciente da água”, explicou o secretário.

Para o superintendente da SERHMA e o diretor-presidente da Deso, participar desse seminário é muito importante para conhecer e trocar experiências. “A ampliação e atualização de conhecimento no uso racional da água e possibilidade de intercâmbio é de grande valia neste dia”, explica Ailton Rocha.

“O seminário trata da inovação no semiárido nordestino e a experiência de Israel que é um país com características semelhantes às de Sergipe. Essa troca de experiências é de grande valia para podermos avançar na melhoria dos sistemas com implantação de novas tecnologias", acrescenta Carlos Melo.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯