16 Junho 2018 - 18:25

Jardim Botânico do Rio de Janeiro celebra 210 anos de olho no futuro

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, participou nesta quarta-feira das comemorações do aniversário de 210 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. A instituição, uma das mais antigas do Brasil, é um dos mais importantes centros de pesquisa do mundo nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade.

Edson Duarte, ex-dirigentes e autoridades que colaboraram com a instituição nos últimos anos foram homenageados com uma medalha comemorativa, cunhada pela Casa da Moeda. "Estamos diante de um dos maiores centros de pesquisa do mundo, além de um grande atrativo de turismo e lazer. Estou muito honrado de poder fazer parte dessa solenidade", disse.

O ex-ministro do Meio Ambiente Sarney Filho também foi homenageado durante o evento, e ressaltou a importância da instituição e dos servidores do órgão para a conservação da biodiversidade do país. "Sempre tive uma causa. A causa da vida, da natureza, do respeito às futuras gerações. O Jardim Botânico, como instituição, representa bem essa causa e inicia uma nova fase hoje", disse Sarney Filho.

o ministro Edson Duarte também foi convidado a fazer a primeira compra do bilhete de visitação para o JBRJ que, a partir de hoje, será vendido por cartão de débito, uma demanda antiga dos frequentadores do local. Essa é apenas uma das inovações do projeto "Transformação Digital e Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro" realizado com apoio da Fundação BB, Banco do Brasil e Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB).

Outra inovação foi o lançamento do aplicativo "Jardim Digital" para smartphones e tablets. O app possibilita que o usuário obtenha informações sobre trilhas, plantas, animais e monumentos, além de um mapa com a localização dos principais atrativos e pontos de interesse do local. Outra funcionalidade é a visitação por meio de realidade virtual, com roteiros em 360º pelas trilhas locais. Dessa forma, será possível que educadores realizem atividades, inclusive, com alunos de escolas distantes.

"O Jardim Botânico está sempre se reinventando. De 1808 para cá, está sempre tendo um protagonismo não só na área de conservação e pesquisa, mas também na área de lazer e de conforto para os visitantes", ressaltou Edson Duarte.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯