16 Dezembro 2010 - 14:04

Crianças e papai Noel participam de aula ambiental a bordo do Barco-escola

Tércio Cappello
Alunos da Escola Estadual Professor Luis Carlos tiveram uma aula diferente nesta quarta-feira

Passear, conhecer lugares diferentes, aprender, brincar e ganhar presente. Qual a criança que não gosta disso? Pois foi exatamente este o presente que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) preparou para 40 crianças da Escola Estadual Professor Luis Carlos, do Trapiche, que participaram na manhã desta quarta-feira (15), de um passeio no Barco-Escola, com direito a muita diversão com a companhia do Papai Noel.

“O objetivo do Barco-Escola é levar as crianças para uma aula diferente sobre o meio ambiente. Aqui elas têm a oportunidade de conhecer de perto as belezas e as potencialidades ambientais do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba e o processo de degradação que ele vem vivendo ao longo dos anos. É uma forma muito eficaz de formar multiplicadores de informações preciosas sobre a preservação. Agora, aliamos esta aula recheada de brincadeiras à temática natalina”, explicou o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge.

E o que não faltou foi transmissão de conhecimento. Durante cerca de duas horas, as crianças aprenderam sobre a fauna e a flora lagunar e o que a ação do homem vem causando ao complexo estuarino. “É muito bom conhecer a lagoa. Já tinha vindo aqui outras vezes, mas não sabia de muitas coisas que foram ensinadas aqui”, disse Liliane Gabriela da Silva, estudante do 5º ano.

Ela e outros alunos se revezaram entre perguntas e respostas à equipe multidisciplinar do IMA, que explicou sobre as prerrogativas de uma Área de Proteção Ambiental (APA), sobre os tipos de mangue encontrados na região, sobre os animais que habitam e já habitaram no Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm) e sobre a importância do controle do lixo e da coleta seletiva.

“É uma interação muito proveitosa, porque sabemos que eles vão sair daqui e passar a mensagem para os pais, amigos e vizinhos”, comemorou o diretor de Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário.

No final do passeio, os alunos participaram de um lanche servido pelas mãos do “Bom Velhinho” e ganharam presentes feitos com reaproveitamento de embalagens plásticas. “Tivemos o cuidado de mostrar que até no brinquedo, nos presentes, é possível passar uma mensagem de educação ambiental”, disse Adriano Augusto.

 

 

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯