17 Outubro 2012 - 14:06

Curso incrementa avaliação das condições dos ambientes recifais

Divulgação
Metodologia Reef Check possibilita verificar a saúde do ambiente de recife de coral

Técnicos participam de curso teórico e prático sobre a metodologia Reef Check, que ajuda a avaliar a saúde ambiental dos recifes de coral. A formação que teve início na segunda-feira (15) segue até a próxima quinta-feira (18), em Paripueira. O curso conta com a participação de sete pessoas do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a orientação de técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Segundo informações do MMA, a metodologia de Reef Check fundamenta-se em estimativas de abundância de organismos indicadores e de cálculo de cobertura relativa do substrato através de censo visual subaquático. Ela possibilita verificar a saúde do ambiente de recife de coral e pode ser aplicada em qualquer ambiente recifal. Desenvolvida em 1996 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para monitoramento dos recifes de corais em escala mundial, a metodologia foi adaptada e é utilizada no Brasil desde 2002 no Programa de Monitoramento dos Recifes de Coral do Brasil.

A equipe do IMA que participa da formação está envolvida no projeto Inventário dos Ambientes Marinhos e Lagunares do Estado de Alagoas que pretende, até 2014, concluir um diagnóstico que poderá orientar as melhores formas de utilização e cuidados a serem tomados. O projeto conta com apoio da Petrobrás e foi iniciado no final de 2011.

“Aprender a metodologia serve para nossa pesquisa. Com ela é possível identificar a diferença entre diversos pontos e a diferença dos estágios de degradação, por exemplo”, comentou Juliano Maurício Fritscher, biólogo que participa do projeto desenvolvido pelo IMA.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯