21 Março 2024 - 07:00

Estudantes da rede pública de Alagoas participam de atividades na APA Catolé

Casal
Evento alusivo à Semana da Água foi realizado pela Casal com apoio da Semarh e IMA

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) continua com a programação em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado oficialmente em 22 de março. A iniciativa intitulada “Água, o bem + precioso” visa despertar nas pessoas a consciência ecológica e o cuidado para com o líquido tão vital. O evento também contou com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

As atividades foram realizadas, durante a manhã e início da tarde, na Área de Proteção Ambiental (APA) Catolé e Fernão Velho, onde estão instalados dois sistemas de fornecimento de água, o Cardoso e o Aviação, que abastecem, juntos, 15% e 5% da população de Maceió, respectivamente.

No local, cerca de 50 estudantes (crianças e adolescentes) do ensino público participaram das ações que incluíram trilha, passeio no acesso à barragem Teresinha (construída entre os anos de 1947 e 1950), plantio de mudas de plantas da mata atlântica, palestras, brincadeiras lúdicas e banho de chuveirão. Estiveram presentes alunos das escolas Deputado Nenoí Pinto e Maria da Salete Gusmão de Araújo, da capital, Antônio de Melo Bastos, de Atalaia, e Maria Antônia dos Reis, de Coqueiro Seco, além de discentes dos cursos de Agropecuária e Agroindústria do Ifal de Satuba.

O superintendente de Meio Ambiente e Qualidade do Produto, da Casal, Júlio César, disse que esses eventos contribuem muito para que se conheça a importância da natureza. “Na semana em que estamos comemorando o Dia Mundial da Água, nada melhor do que estarmos aqui no manancial do Catolé, onde a casal tem uma representação muito grande para o abastecimento de água em Maceió. E nesse momento, a gente está tendo a oportunidade de mostrar a esses estudantes de onde vem a água e a necessidade da preservação ambiental para todas as gerações”, destacou.

A secretária executiva da Semarh, Amélia Fernandes, também destacou que o momento foi emblemático para conscientizar os estudantes sobre a importância desse bem essencial que é a água. “Hoje foi um dia importantíssimo para sensibilizar e conscientizar esses alunos com educação ambiental e para o uso racional da água”, alertou.

por Casal

Comentários comentar agora ❯