25 Julho 2011 - 10:42

Oficina orienta agenda para política ambiental urbana

Atualmente 85% da população brasileira vivem nas cidades. Preocupado com as condições de vida dessa população, o Ministério do Meio Ambiente promoveu três dias de debate, com a participação de representantes do Governo Federal, de universidades federais e organizações não-governamentais. No final do encontro sobre Cidades Sustentáveis foi fechada uma agenda para a política ambiental urbana, que deverá ser implementada no país nos próximos anos.

Entre os assuntos tratados estavam a ocupação de áreas que deveriam ser preservadas, o saneamento básico, o excesso de automóveis, a carência de parques e a inclusão de aspectos ambientais em obras públicas e privadas. Também fizeram parte das discussões os espaços territoriais especialmente protegidos que têm a função de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a reprodução da fauna e da flora, a ocupação urbana desordenada, os impactos provocados nas mudanças climáticas, entre outros.

Segundo Ana Lúcia Ancona, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, é uma ação complementar à questão da política nacional de meio ambiente. A produção e o consumo do ambiente urbano exigem mais ações da política ambiental, além dos resíduos sólidos.

por MMA

Comentários comentar agora ❯