28 Julho 2011 - 08:08

Exército debate mudanças climáticas e eventos extremos no NE

Ilustração
Exército debate mudanças climáticas e eventos extremos no NE

A alteração global do clima e os recentes episódios de eventos extremos ocorridos no Nordeste, em especial em Pernambuco, serão abordados em evento militar, que reunirá oficias de 49 quartéis da Região, no 1º Simpósio de Gestão Ambiental. O encontro, que contará com a colaboração do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), será realizado no Quartel General da 7º Região Militar, Cidade Universitária, nesta quinta-feira (28), a partir das 9h.

A observação do aumento no número de eventos climáticos extremos ocorridos nos últimos anos no estado, bem como a evolução na intensidade destes episódios será demonstrada no encontro. “O crescimento no quantitativo dos eventos significativos do clima e na respectiva intensidade já é um resultado preliminar sobre a incidência dos efeitos das mudanças climáticas no local”, diz a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda.

Os tipos de eventos extremos que vem acontecendo na região e suas características também serão apresentados pela pesquisadora. O Lamepe ainda demonstrará alguns resultados preliminares de pesquisas sobre indícios de aumento de temperatura e redução de chuva em setores do estado. “As mudanças climáticas não são do futuro, já estão em curso”, conta Francis.

A palestra será voltada a oficias de 49 quartéis dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, que também participarão de outros debates sobre temas relacionados à gestão ambiental. Dentre eles, a biodiversidade brasileira, recursos hídricos, gestão de resíduos, legislação ambiental e o Exército e o meio ambiente. O encontro tem o objetivo de formar oficiais através de ferramentas de gestão ambiental, focadas nos respectivos problemas encontrados pelos militares.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯