28 Julho 2011 - 22:10

Reunião discute uso de água de fontes alternativas

Agência Alagoas
Reunião entre representantes da Casal e Sempma foi realizada na sede da Casal


A Sala dos Conselhos, no Gabinete da Presidência da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), no Centro de Maceió, foi sede, na manhã desta quinta-feira (28), de um encontro entre representantes da empresa e da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio-Ambiente (Sempma). Na oportunidade, o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Pedro Gilberto, convidou membros das duas instituições para discutir a situação do uso de água de fontes alternativas, com enfoque em poços artesianos.

Como resultado do encontro, Casal e Sempma concordaram que será preciso fazer uma fiscalização nos poços existentes na cidade, que já somam mais de mil unidades. A medida é necessária para difundir os critérios técnicos e promover a conscientização no uso dos recursos.

Segundo o superintendente de negócios da Casal, Wallace Padilha, há uma larga exploração de poços artesianos particulares, feita sem estudo prévio da região, gerando exploração desordenada e rebaixamentos excessivos das áreas para obtenção de água. Como o líquido nem sempre é de boa qualidade, acaba por caracterizar um risco de contaminação.

A reunião de hoje foi apenas um primeiro diálogo em relação a parceria que está sendo firmada entre a Sempma e a Casal. Um próximo encontro entre as instituições será agendado, visando a criação de uma campanha de conscientização no manuseio de poços artesianos, possibilitando a diminuição da exploração dos recursos hídricos.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯