29 Julho 2011 - 21:54

Alagoas sediará IV Workshop Internacional Master Eco-Polis

Alunos brasileiros, japoneses, italianos e argentinos vão participar da quarta edição do Workshop Internacional do Master Eco-Polis, que acontecerá de 1º a 26 de agosto, em Maceió e na região da Costa dos Corais, composta por oito municípios do litoral Norte alagoano.

O evento é organizado pela Universidade de Ferrara, da Itália, com o apoio de várias entidades, como o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Sebrae.

O Master Eco-Polis é um mestrado profissional em planejamento ambiental e territorial, tendo como proposta um curso itinerante, com foco no planejamento a partir de intervenções diretas de comunidades, pesquisadores, gestores públicos e estudantes. A parceria com Alagoas acontece desde o ano passado, quando 20 alunos do Brasil, da Itália, do Chile e da Argentina participaram de palestras e ações voltadas para a formação avançada em práticas inovadoras de sustentabilidade da região.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Alyne Vieira, essa interação promove, além da sustentabilidade, a construção de alternativas de desenvolvimento para a região. “Receber turma do Eco Polis é uma atividade relevante para a região do Arranjo Produtivo Local Costa dos Corais, pois aprimorará diagnóstico realizado pela turma de 2010 e dará um feedback para as ações estratégicas planejadas”, explanou Alyne.

Este ano as atividades serão divididas em três fases. A primeira com palestras introdutórias, a segunda com trabalhos de campo, e a terceira com planejamento e elaboração de projetos. Além disso, os alunos desenvolverão quatro de nove projetos realizados no ano passado, que visam reforçar as ligações entre o turismo e outros setores econômicos, elevar a qualidade urbana, favorecer a inovação dos saberes e das técnicas locais e manter a qualidade ambiental.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯