30 Janeiro 2019 - 15:35

Rio São Francisco não será atingido por água contaminada com rejeitos de barragem, aponta novo relatório

Agência Reuters
A chamada pluma, mistura de rejeitos e água, resultante do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho

Um novo boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) trouxe alívio para a população ribeirinha. No comunicado, o órgão indicou que não há possibilidade da chamada pluma, mistura de rejeitos e água, resultante do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho na última sexta (25), chegar a usina hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco.

Este relatório é o segundo publicado pelo serviço geológico. A previsão anterior disse que os rejeitos alcançariam o reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias entre 15 e 20 de fevereiro.

Todos os dias a velocidade de deslocamento da lama é monitorado pelo órgão. Agora, a previsão é de que todo o rejeito fique retido na hidrelétrica de Retiro Baixo, em Pompéu (MG).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já pediu informações à concessionária Retiro Baixo Energética sobre a capacidade do reservatório da hidrelétrica de suportar os rejeitos oriundos do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão.

O prazo para o envio do relatório com as informações é até 31 de janeiro. A usina também deverá enviar informações diárias à agência sobre o acompanhamento do deslocamento dos rejeitos.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯