30 Junho 2010 - 10:54

Concurso reúne mais de 200 alunos em defesa do meio ambiente

Assessoria
Trabalhos de pesquisa duraram três meses e foi exposto para julgamento

Cerca de 200 alunos das escolas Estadual Rosa de Castro Fonseca e Municipal Nossa Senhora Mãe do Povo, de Tanque D’Arca, participaram de um concurso promovido pelas Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) Santa Fé e Cachoeira, de propriedade do médico Luiz Alberto Fonseca. Durante um dia, os estudantes apresentaram trabalhos de divulgação das reservas ambientais que foram julgados por uma comissão formada por técnicos e diretores do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Durante três meses, crianças e integrantes do Projovem pesquisaram e desenvolveram projetos sobre o tema “RPPN em Foco” e divulgaram as reservas ambientais, tanto na cidade de Tanque D’Arca quanto nos municípios de Arapiraca, Belém, Palmeira dos Índios, Anadia e Maribondo.

As equipes apresentaram trabalhos sobre as RPPN’s em pólos universitários e escolas da região, montaram teatro de fantoches fabricados com material reciclado e exibiram faixas de conscientização e de aviso sobre a localização das reservas. Além disso, tentaram sensibilizar a população com distribuição de canetas recicladas, adesivos e mais de três mil panfletos, compuseram paródias e distribuíram CDs com a história das reservas e ainda, plantaram mudas e soltaram pássaros na mata preservada.

“A cultura de capturar passarinhos e de matar cobras são exemplos de atitudes que levam os animais à extinção. E eu dei início a esse concurso em uma escola porque é mais fácil educar as crianças, que ainda possuem seus hábitos em formação, em detrimento aos adultos”, falou Luiz Alberto Fonseca, que expressou ainda seu intuito de estabelecer na população de Tanque D’Arca a importância da preservação do meio ambiente. “O povo de Tanque D’Arca tem um local para contemplação e divulgação dos preceitos de proteção, conscientização e educação ambiental e alguns não sabiam disso. Espero que esse trabalho com as crianças sirva, também, para transformar as reservas em um ponto turístico de nossa cidade”, completou.

 

Alunos visitarão Herbário MAC

As equipes desenvolveram um trabalho grande e de repercussão, como exigia o edital lançado na abertura do concurso. Os vencedores receberam um prêmio de R$ 1.000 e as outras equipes ganharam um passeio ao parque aquático de Saloá, em Pernambuco. O IMA presenteou 80 participantes com um passeio às piscinas naturais de Pajuçara e uma visita guiada ao Herbário MAC.

Para o aluno Renato Oliveira, de 17 anos, representante da equipe “Preservar é Preciso”, campeã do concurso, é preciso união para a luta de preservar o meio ambiente.

O diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge classificou como honrosa a atitude de Luiz Alberto Fonseca, ao envolver as crianças num concurso de tamanha importância. “O governo do Estado tem compromisso com o meio ambiente, e reconhece o passivo ambiental de décadas. Todos nós entendemos a criança e o adolescente como agentes essenciais para o desenvolvimento sustentável de Alagoas. Os nossos pais não tiveram a preocupação que nós temos hoje em educar os nossos filhos. Certamente estamos tratando o meio ambiente com muito mais cautela e respeito. Os erros cometidos no passado foram por falta de conhecimento”, disse, e parabenizou os estudantes pelo trabalho realizado. “Fico muito satisfeito ao ver as proporções que esse concurso tomou. Ele conseguiu, através de um prêmio, despertar os jovens e, através deles, a população de Tanque D’Arca e dos municípios vizinhos,para a enorme importância de uma RPPN. Sinto uma grande emoção quando percebo o número expressivo de jovens focados e envolvidos nesse trabalho de preservação do meio ambiente”, finalizou.


 

por Ascom/IMA-AL

Comentários comentar agora ❯