30 Setembro 2011 - 16:17

Cai o número de praias imprórias para banho em Alagoas

Fellype Barreto - aquiacontece.com.br
É considerado litoral sul a área que inicia na praia do Pontal do Peba e segue até a praia do Gunga

O relatório da análise de balneabilidade das praias do litoral alagoano essa semana apresenta 40 trechos próprios e 14 impróprios para banho. O documento é apresentado conforme a localização das praias que podem ser visualizadas no mapa desenvolvimento pela Gerência de Georeferenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio do Google Earth.

Essa semana, dos onze trechos analisados no litoral sul, apenas um foi considerado impróprio. Na região metropolitana, nove dos 29 analisados, não são recomendados aos banhistas. Já no litoral norte, essa semana o número caiu para quatro entre os 14 que foram verificados. Durante o mês de setembro o número de trechos impróprios oscilou entre 14 e 17. Nas últimas três semanas, caíram de 17 para 14.

Vale ressaltar que é considerado litoral sul a área que inicia na praia do Pontal do Peba e segue até a praia do Gunga. A região metropolitana está compreendida entre a praia de Atalaia, na Barra de São Miguel, e a praia de Maré Mansa, na Barra de Santo Antonio. O litoral norte, por sua vez, vai da praia da Barra de Camaragibe a praia de Maragogi.

Os critérios para considerar trechos próprios e impróprios são determinados pela resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). São consideradas próprios, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder o limite de mil NMP (Número mais provável) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água. E são consideradas impróprias quando não obedecer a esse critério ou apresentar, na última semana, um valor superior a 2,5 mil Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100mL de água.

Para instalar o Google Earth acesse o endereço: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯