30 Setembro 2011 - 08:55

Semana de Gestão Ambiental incentiva debate sobre sustentabilidade

A educação como ferramenta para formação de cidadãos mais atuantes na preservação do meio ambiente foi uma das aborgens da 3ª semana de Gestão Ambiental, iniciada na quarta-feira (28). O evento segue até sexta-feira (30), no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro, com a participação de estudantes, pesquisadores e convidados.

Segundo a coordenação, são mais de 1200 pessoas, entre alagoanos e visitantes de outros Estados. Elas devem se dividir e participar de 25 momentos de palestras, minicursos e conferência, ministrados por professores mestres e doutores, com temáticas como econegócios, desenvolvimento regional sustentável, biodigestores, lixo, novas fontes de energia, entre outras.

“Estaremos durante mais de 20 horas discutindo o paradigma da sustentabilidade”, disse o coordenador do curso de Gestão Ambiental do Ifal de Marechal Deodoro, Álvaro Cavalcante. O diretor de ensino do Ifal, Luis Henrique Lemos, disse que o evento é importante também para incentivar a criação de uma cultura diferenciada no trato com o meio ambiente.

“Tratar do meio ambiente no Brasil, que é um país emergente e com uma legislação ambiental relativamente nova, é um desafio. Acredito muito que a educação ambiental é uma ferramenta para o desenvolvimento e formação de cidadãos mais conscientes que mais tarde possam coordenar melhor os órgãos ambientais”, argumentou Adriano Augusto, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Todos os representantes de ensino, pesquisa, extensão, diretoria e reitoria foram unânimes em afirmar a intenção de transformar o curso de gestão ambiental em um dos melhores do país. “A gente quer que essa escola seja referencia no Brasil”, afirmou Éder Júnior Souza, diretor de ensino do Ifal de Marechal Deodoro.

O concluinte do curso de gestão Ambiental e coordenador do Diretório Acadêmico, Roberto Galdino, ressaltou ainda a importância da interação com outros cursos do país: “queremos trazer o próximo encontro nacional de estudantes para Alagoas”, enfatizou.

O presidente do Ima, Adriano Augusto, ainda incentivou os estudantes a querer crescer e trabalhar pelo Estado. “Há uma linha muito tênue entre desenvolvimento e sustentabilidade, temos que observar que pessoas também são meio ambiente. Temos que incentivar os jovens a ser cidadãos com mais conhecimento e condição de desenvolver Alagoas”, argumentou.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯