12 Fevereiro 2020 - 15:47

Suposta pesquisa eleitoral encomendada pelo site Aqui Acontece em Penedo é falsa

Ilustração
O site, nem muito menos seus proprietários, encomendou nenhuma pesquisa

Na tarde desta quarta-feira, 12 de fevereiro, tomamos conhecimento de que dois jovens, um homem e uma mulher, estariam na parte baixa de Penedo fazendo uma pesquisa eleitoral supostamente encomendada pelo portal de notícias aquiacontece.com.br, o maior e mais acessado do interior de Alagoas.

A direção do portal vem a público informar que essa informação é falsa. O site, nem muito menos seus proprietários, encomendou nenhuma pesquisa de opinião pública relativas às Eleições 2020, até mesmo porque a empresa respeita as normas previamente estabelecidas pela Justiça.

O caso foi descoberto depois que um dos entrevistadores chegou em uma residência no Raimundinho e perguntou se poderia fazer algumas perguntas sobre as Eleições 2020, momento em que o entrevistado questionou qual seria o instituto e quem seria o contratante.

Sobre o instituto, o entrevistador desconversou, mas informou que o contratante seria o Aqui Acontece, o que não procede.

Vale ressaltar que, de acordo com a Resolução nº 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todas as pesquisas devem ser previamente registradas na Justiça Eleitoral, por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), e, acessando o referido site, podemos constatar que não há nenhuma pesquisa registrada em Penedo.

A resolução prevê também a aplicação de sanção às empresas responsáveis pela divulgação de pesquisas sem o prévio registro das informações constantes de seu artigo 2º, entre elas o nome do contratante, o valor e a origem dos recursos despendidos, a metodologia e o período de realização do levantamento e o questionário completo aplicado ou a ser aplicado. A multa prevista é de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.


 

por Redação

Comentários comentar agora ❯