14 Dezembro 2012 - 14:54

Caminhão vira com carga de produtos químicos em São Miguel dos Campos

Assessoria
Carreta transportava mais de 20 toneladas de policloreto vinila

A carreta com 30 metros de comprimento tombou, por volta das seis horas da manhã de hoje (14), na ponte localizada no município de São Miguel dos Campos. Ela transportava um produto químico produzido na empresa Braskem. A equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) está no local para avaliar o cenário do acidente e medir o impacto que pode ser causado ao meio ambiente.

A carga era composta policloreto vinila, material utilizado na fabricação do PVC, e estava distribuída em mais de 20 big bags, como são conhecidas as grandes bolsas, com capacidade para uma tonelada cada. Duas dessas bolsas foram parar sob a ponte e, no total, seis delas ficaram furadas e permitiram que o produto derramasse.

A maior preocupação era que a carga se espalhasse e atingisse o leito do rio São Miguel. Entretanto, a direção do vento e a maioria das sacolas preservadas diminuíram os riscos. A carreta seguia em direção à cidade de Cotia (SP) e, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, ela deverá ser retirada do local até a noite, por conta do tamanho e peso.

O IMA deverá intimar a Braskem para retirar todo o produto derramado. “A Braskem ou a transportadora terá que apresentar um relatório sobre o que será feito para resolver o problema e em seguida um relatório conclusivo, com o que foi feito”, disse Antonio Barros, da Diretoria de Monitoramento e Fiscalização. O documento servirá como base para o monitoramento da situação.

por Ascom/IMA

Comentários comentar agora ❯