21 Novembro 2012 - 14:34

AMA cobra agilidade nas ações de combate à seca

AMA
municípios devem receber recursos do PAC-Seca

Esta semana o governo anunciou a prorrogação por mais seis meses da situação de emergência em municípios da seca. Com a medida, os municípios devem receber recursos do PAC – Seca. Para cobrar agilidade do governo, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) reunirá comitê da seca, COMDECs e prefeitos no dia 22, às 9h.

É neste período que os municípios do sertão alagoano mais sofrem com o período de estiagem. Como anunciado nos últimos meses, este ano uma das piores secas está castigando o povo sertanejo. Os municípios continuam precisando de alimentação humana e para os animais.

A AMA já solicitou a CONAB agilidade na distribuição dos alimentos que se encontram estocados. Até agora apenas 11 dos 36 municípios foram atendidos. A entidade já está trabalhando com os coordenadores municipais na elaboração dos decretos de prorrogação da situação de emergência, como foi orientado pela Defesa Civil.

Segundo o presidente da AMA, Palmery Neto, a associação mantem um canal permanente de orientação aos prefeitos, mas como não é uma entidade executora depende das ações dos governos federal, estadual, CONAB, DNOCS e da própria coordenação do comitê da seca.

A gravidade da situação tem sido mostrada frequentemente nos veículos de comunicação e o sofrimento da população atingida.

Em maio, o prefeito Palmery Neto entregou ao governador Teotônio Vilela Filho um relatório detalhado da situação dramática dos municípios afetados pela seca com as necessidades imediatas para o socorro às famílias afetadas, número que já ultrapassa a casa dos 400 mil.

por AMA

Comentários comentar agora ❯