02 Junho 2017 - 16:41

Em entrevista a Penedo FM, Aspol denuncia usurpação de funções privativas em Alagoas

aquiacontece.com.br

Em passagem pela cidade de Penedo, o presidente da Associação dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Alagoas (ASPOL/AL), Hebert Melanias, que estava acompanhado do vice, Maurício Torres, e de outros membros da diretoria, foi entrevistado pelo radialista Luiz Carlos de Oliveira, o Luizão, âncora do Programa Vida Real exibido pela Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

De acordo com Hebert Melanias, a visita a Penedo faz parte de um cronograma criado para averiguar a situação das delegacias de Alagoas, principalmente no que a associação chama de “usurpação de função”. Questionado pelo radialista sobre o significado literal da expressão, o presidente da Aspol respondeu de forma enfática e, de antemão, adiantou que não se trata de vaidade, mas sim de respeito a legalidade.

“Atualmente existe o Termo Circunstanciado de Ocorrência, que serve para lavratura de crimes de menor potencial ofensivo, aqueles em que a pena atinge o máximo de 2 anos, e foi concedido recentemente pela Corregedoria do Tribunal de Justiça de Alagoas a possibilidade dos policiais que trabalham ostensivamente lavrar os TCO’s, que é de atribuição exclusiva da polícia judiciária”, exemplificou Melanias.

Sobre um maior reconhecimento da Polícia Militar, seja por parte do Governo ou da sociedade em geral, o presidente da associação definiu como sendo algo normal, pois, segundo ele, é usando a corporação que o governador Renan Filho (PMDB) “faz questão de aparentar que Alagoas está mais segura”, mostrando uma certa revolta da categoria com a chefia do Executivo estadual.

“Para nós, Segurança Pública se faz com a integração das policiais civil e militar, mas infelizmente nossa categoria tem sido deixada de lado. Para o governo, a Polícia Militar está acima de tudo. Prova disso é que ela atualmente tem um efetivo seis vezes maior que o nosso e, mesmo os policiais civis sendo portadores de diploma de curso superior, ainda estão ganhando menos. O sentimento em toda a categoria é de desvalorização”, complementou Melanias, ressaltando que as condições físicas das delegacias não têm dado condições de trabalho para a Polícia Civil e que isso acaba refletindo na opinião pública, que segundo ele, tem acreditado cada vez menos na ação da PC.

O vice-presidente da associação, o agente Maurício Torres, também participou da entrevista. O policial declarou que além das delegacias estarem sucateadas, não ter efetivo suficiente, a Polícia Civil tem desempenhado a função de carcereiro, o que prejudica o trabalho investigativo, que é privativo da categoria.

“A usurpação de função a que nós nos referimos não é só da Polícia Civil em relação ao delegado, agente e escrivão, ou vice-versa, mas também da Polícia Militar em relação a Polícia Civil e da Polícia Civil em relação a Polícia Militar. Nós temos atividades que são de atribuição da Polícia Militar, em Maceió, por exemplo, a Oplit e a Asfixia. Então nós temos que enxergar isso como uma perspectiva que nós teremos com a unificação das policias, que deve acabar com essa história de usurpação de funções”, salientou Torres, defendendo a aprovação do projeto de unificação da polícia que tramita atualmente no Congresso Nacional.

Ainda durante a entrevista, outros assuntos de interesse da categoria e da coletividade foram debatidos. Clique no player acima e confira o áudio na integra!
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Flávio Lamentável este tipo de discurso, sempre argumentam que são portadores de diplomas de cursos superior e ganham menos que a PM. Esquecem de verificar as qualificações dos Policiais Militares, quase um quarto do efetivo é formado em Direito, outros tantos em Contabilidade, Inapropriada a comparação
  • Flávio Além disso, os desprestigiado só querem ocupar os cargos de chefia da SSP, não querem exercer atividades básicas, pois, deixam de ganhar as vantagens que possuem. No final da carreira ganham quase o que ganha um 1º Tenente, dificilmente um soldado conseguirá chegar neste posto.