03 Julho 2011 - 01:40

Presos de Teotônio Vilela recebem atendimento médico

Ascom PC-AL
Luciano Queiroga da Fonte, clínico geral da Secretaria Municipal de

O delegado Medson Maia, titular do 79º DP, informou nesta sexta-feira (1º), que os 10 presos da Delegacia de Teotônio Vilela vêm recebendo acompanhamento do Programa de Saúde da Família (PSF), promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do município.

Juliana Silva Santos, agente comunitária de saúde há cinco anos é responsável pela área do PSF 2, da micro área 3, onde está situada a Delegacia.

Segundo Juliana, o trabalho consiste na prevenção, promoção e encaminhamento para recuperação. As verificam as necessidades dos presos e os encaminham para o tratamento médico.

Apesar de não terem laços consangüíneos, os detentos foram incluídos no PSF por serem considerados um grupo de pessoas convivendo juntos num mesmo local, durante um determinado tempo, como uma família e que precisam da atenção do PSF como todas as outras”, destacou Juliana.

O médico Luciano Queiroga da Fonte, clínico geral da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo atendimento do PSF 2 e plantonista no Hospital Unidade Mista Nossa Senhora das Graças, esteve no dia 29 de junho último, atendendo os presos e prescrevendo medicação no distrito policial.

Raimundo Ferreira da Silva, 36, preso há 2 meses acusado de violência doméstica, sofre de problemas do coração e foi atendido pelo médico. “Gostei do atendimento, porque quem está preso não tem como procurar um médico”, disse.

Sebastião Jordão da Silva, 52, que precisa de medicamento tarja preta para dormir, e Benedito Antonio dos Santos, 59, preso há 1 ano e 9 meses, que sofre de dores de cabeça, disseram que acham bom estarem recebendo esses cuidados.

Preceitua “A Lei de Execuções Penais que é dever do Estado proporcionar assistência à saúde ao preso ou internado, de caráter preventivo e curativo, que compreende atendimento médico, farmacêutico e odontológico, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade”, disse o delegado Medson Maia.

Ele explicou que a inclusão dos custodiados ao PSF é apenas uma das várias ações desenvolvidas pela Delegacia em parceria com a Prefeitura de Teotônio Vilela, visando à prevenção e o combate à criminalidade.

Destacou ainda que os principais beneficiados com esta medida não são os presos, e sim a população do município, uma vez que ao cumprir a Constituição Federal, tratando com dignidade os indivíduos que no passado cometeram erros e, agora, pagam por eles, a sociedade dá um importante passo pela recuperação destas pessoas quando de seu regresso ao convívio social.

“O Estado não pode se equiparar ao criminoso. A truculência policial nunca reduziu a violência. Pelo contrário, sempre foi combustível para sua proliferação. Existe o momento de ser enérgico, de usar a força policial. E este momento com certeza, não é depois de custodiado o criminoso”, acrescentou.

O delegado conclama a população do município a participar ativamente das medidas de prevenção e combate a criminalidade.

 

por Ascom PC-AL

Comentários comentar agora ❯