13 Julho 2011 - 10:18

Militares acusados de extermínio serão julgados em Maceió

O interesse da ordem pública e a possibilidade de influência sobre o júri foram as motivações que levaram o pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) a decidir, por unanimidade de votos, pela transferência do local onde serão julgados os acusados de pertencer ao grupo de extermínio “Ninjas”. O julgamento, que seria realizado no local do crime, União dos Palmares, foi transferido para a capital alagoana.

Relator do pedido de desaforamento, o desembargador José Carlos Malta Marques, após denúncias de assassinatos e ameaças de morte contra testemunhas, demonstrou preocupação com a insegurança em torno de todos os que podem estar envolvidos no processo. De acordo com o magistrado da comarca de União dos Palmares, a grande repercussão do caso, poderia, ainda, influenciar o júri.

“Constatei que os fundamentos do pedido são mais amplos e, com exatidão jurídica, têm procedências não apenas para garantir a imparcialidade do júri, mas também no interesse da ordem pública”, argumentou Malta Marques.

Para a defesa, não há motivos que justifiquem a transferência do julgamento, uma vez que as famílias dos acusados não são influentes na região e que encontram-se soltos, exercendo suas funções, sem qualquer incidente que lhes pudesse manchar a reputação.

Motivação

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual, cinco policiais militares, supostamente envolvidos em uma organização criminosa batizada “Ninjas”, foram acusados de executar Ismael Dantas Lira, de 18 anos, em União dos Palmares. A vítima teria sido morta após cometer delito que culminou na morte do amigo de um dos policiais, que, inclusive, atuam naquela localidade.

O pedido de desaforamento foi motivado pelo sentimento de insegurança causado após o assassinato de três testemunhas indicadas no processo, além de denúncias de frequentes ameaças de morte proferidas pelos envolvidos a qualquer pessoa que pudesse colaborar com as investigações.

por Assessoria TJ/AL

Comentários comentar agora ❯