13 Outubro 2009 - 11:13

Militares mobilizados para o Bepe retornam à Maceió

PM/AL
Comandante-geral da PM, coronel Dalmo Sena, deu as boas-vindas aos policiais alagoanos

Quarenta e dois policiais militares se apresentaram na manhã desta terça-feira (13) ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dalmo Sena, após a desmobilização do Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe). Os militares alagoanos retornaram à Maceió, na sexta-feira (9), após um ano de serviço em Brasília, onde receberam capacitação e foram empregados operacionalmente em vários Estados.

Neste período de um ano, os policiais passaram por quase 1.000 horas/aula de curso. As instruções permearam, entre outros, os campos de Controles de Distúrbios Civis, Direitos Humanos, Técnicas Não-Letais e Prática de Tiro Defensivo. Eles participaram ainda de estágios na selva e na caatinga, em Manaus e na Bahia, respectivamente, além do estágio de Ações Táticas, no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio de Janeiro.

Paralelamente às instruções, os policiais militares foram empregados em diversas atividades operacionais, no Pará, Paraná e em outros Estados. Eles atuaram em apoio à Polícia Federal, no combate ao desmatamento e queimadas e na segurança de presídios. Além disso, reforçaram as atividades do Projeto Território de Paz, realizado no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.

No final do curso, eles realizaram uma viagem de estudos para Bogotá, na Colômbia. A viagem, que durou 10 dias, serviu para que pudessem conhecer de perto o modelo de policiamento empregado no país.

Para um dos policiais que participaram da mobilização, tenente Fábio Melo, o período foi de grande crescimento profissional e pessoal. “Foi importante, pois conhecemos novas técnicas de padronização de procedimentos operacionais e deveremos empregá-los agora em Alagoas”, destacou. Ele esclareceu ainda que a finalidade do Bepe é capacitar o maior números de policiais em todo o país. “Fomos a primeira turma formada, mas a intenção é que sejam capacitados mais policiais a cada ano”, ressaltou.


Lotação

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Dalmo Sena, a maior parte deles devem ser lotados no Batalhão de Radiopatrulha, onde serão empregados operacionalmente no policiamento ostensivo. O BPRp é uma unidade especializada da PMAL para o emprego de forma técnica, tática e operacional nas ocorrências de alto risco. As principais atividades desenvolvidas pelo batalhão focam o combate ao tráfico de drogas e de armas no Estado.

por PM/AL

Comentários comentar agora ❯