18 Fevereiro 2011 - 19:37

PM forma 3ª turma do Curso de Ações Táticas Especiais

PM/AL

A Polícia Militar de Alagoas formou a 3ª turma do Curso de Ações Táticas Especiais (CATE). Nesta edição do curso, dezoito policiais concluíram o treinamento sediado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

O início da solenidade foi marcado pela entrada do grupamento de formandos, em demonstrações táticas aprendidas durante o curso, entre elas as Operações Ribeirinhas de tomada de praia pela formação em linha, primordial para a região costeira alagoana, a Patrulha Urbana demonstrando a entrada em locais de alto risco, sempre priorizando a segurança do grupamento, e, por fim, a Equipe de Invasão Tática solucionadora de ocorrências com altíssimo risco, adentrando em edificações de forma rápida e precisa com ajuda de um atirador de precisão.

“Compartilhamos a alegria de mais uma etapa vencida, que representa empenho, doação e profissionalismo dos que conseguiram chegar até este momento. Este comando tem a certeza da consciência e da responsabilidade que a especialização lhes atribui e do compromisso com a paz social e a ordem pública inerente à carreira policial militar.”, frisou o comandante do Bope, tenente coronel Thúlio Emery.

Em seguida, foram conferidos pelas mãos do Comandante-geral, coronel Luciano Silva, do Diretor de Ensino, coronel Mário da Hora e do Comandante do Bope, tenente coronel Thúlio Emery, respectivamente, os certificados ao 1º tenente Fernando Soares, que sagrou-se 1º colocado no curso com média 8,95, ao aspirante Laércio Arent, 2º colocado com média 8,91 e ao soldado José Leandro, 3º colocado com média 8,79.

“O CATE não serve para testar limites, mas superá-los e isso eu pude sentir na pele. É difícil quando você se acha capaz de executar uma tarefa e na prática percebe que não consegue. O curso nos ensinou a vencer essas barreiras, e principalmente a trabalhar nosso psicológico. Preparo físico não é tudo para um militar. A mente deve estar preparada para as piores pressões que um ser humano pode receber.”, avaliou o oficial 1º lugar no curso.

Para prestigiar os colaboradores do curso, foram entregues placas de agradecimento pelo tenente coronel Thúlio Emery, major Vieira, o capitão Arivaldo e tenente Jatobá, ao Capitão Pacheco, representante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, ao Inspetor Ednilson Ribeiro, representante do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, ao major Sérgio Ricardo, representante do Grupamento de Salvamento Aquático, ao tenente Emanoel, representante do comandante do 3º BPM, ao major Burity do Subgrupamento Ambiental do Corpo de Bombeiros e ao tenente Brandão, representante do Diretor de Apoio Logístico da PM.

“Parabéns a todos os ‘catianos’, vocês são guerreiros e estão entre os poucos concluintes deste curso. Policiais valorosos como os senhores, são aqueles que Alagoas pode contar para realizar suas missões. Alguns querem estar aqui e não podem, outros podem, mas não querem, mas vocês quiseram e puderam e é isso que faz o diferencial em um policial. A partir de agora, missão dada, é missão cumprida!”, parabenizou o Comandante-geral, coronel Luciano Silva.

Histórico do 3º Curso de Ações Táticas Especiais

As aulas tiveram início no dia 3 de janeiro. Para frequentarem o curso, os alunos passaram por um teste físico que englobou uma corrida de 8 km em 50 minutos com calça e coturno; natação de 200 metros em 6 minutos; flutuação vertical em 30 minutos com uniforme completo; apinéia vertical de 4 minutos; apinéia estática de 40 segundos, subida em corda de 6 metros com o auxílio dos pés e salto de plataforma.

O curso teve o objetivo de capacitar os alunos em conhecimentos técnicos e táticos especializados, necessários e eficazes na execução de qualquer missão de caráter especial, em áreas urbanas e rurais.

Os alunos receberam formação nas áreas de sobrevivência, mergulho, gerenciamento de crises, explosivos, imobilização policial, operação na caatinga, ações táticas especiais, tiro policial, entradas táticas, técnica de patrulha urbana, explosivo, operações em altura e com helicóptero.

O corpo discente foi inicialmente composto por trinta e seis alunos, mas apenas dezoito conseguiram concluir o treinamento. Dentre os alunos, estiveram representadas as Polícias Militares de Tocantins, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Norte e Amazonas, além de um policial rodoviário federal.

por PM/AL

Comentários comentar agora ❯