18 Setembro 2012 - 08:26

Alagoas transfere vinte presos perigosos para penitenciária federal do MS

Divulgação
Presos foram transferidos em avião da Força Nacional

A Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS), através da Superintendência Geral da Administração Penitenciária (SGAP), realizou na manhã desta segunda-feira (17), a transferência de 20 presos, considerados de alta periculosidade, para um presídio federal.

Os vinte reeducandos, entre provisórios e condenados, foram transferidos na manhã desta segunda-feira para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). A transferência foi liberada após solicitação do Estado de Alagoas ao Departamento Penitenciário Nacional. O pedido foi feito com o objetivo de manter a tranquilidade e melhor convívio dentro das unidades prisionais locais.

“Não nos furtaremos, em nenhum momento, em buscar a tranquilidade e combater a violência em nosso Estado. Estamos aqui para isso, e vamos nos esforçar para sempre levar a paz aos lares alagoanos. Essa é mais uma ação, dentre algumas que estão em prática, para reprimir atitudes de violência”, explicou o Secretário de Estado da Defesa social, Dário Cesar.

Ainda durante a madrugada todos os presos foram levados para fazerem o exame de corpo de delito, e por volta das 9h da manhã todos já estavam no Aeroporto Zumbi dos Palmares para embarque e voo às 12h. Toda a operação aconteceu em total normalidade.

“Não tivemos nenhuma alteração, tudo foi bem articulado para o bom andamento da operação. Em uma operação deste tamanho e de tal importância, é preciso o máximo de cuidado e muita competência de todos os envolvidos, e foi o que aconteceu”, comemorou o tenente coronel Marcos Sérgio, coordenador da operação.

Os presos são acusados de crimes como latrocínio, homicídio, formação de quadrilha, assalto a banco e há alguns membros de facções criminosas. No presídio estavam tentando a articulação para desestabilizar o sistema. “Sem êxito, esses presos tentaram manipular e realizar ações de desordem nas unidades prisionais. Essa é mais uma prova de quem manda no Estado; não podemos deixar que um grupo de 20 pessoas seja capaz de desestabilizar todo um sistema”, esclareceu o superintendente geral de Administração Penitenciária, Carlos Luna.

A operação contou com cerca de 80 homens, entre agentes penitenciários do Grupamento de Intervenção Tática (GIT) e do Grupo de Escolta e Remoção (GER), além do reforço de homens do Bope, da Polícia Militar de Alagoas.

Todos os presos foram ouvidos e tiveram o atendimento da Ouvidoria Geral da Administração Penitenciária, ao prestarem depoimentos. A instituição registrou os telefones de contato para avisar às famílias. Por questão de segurança, o contato só será feito após embarque de todos. A Assessoria de Comunicação da SGAP também participou e esteve envolvida no processo desde o começo da operação.

O voo foi realizado em avião da Força Nacional. Os agentes envolvidos a partir do embarque dos vinte presos no aeroporto Zumbi dos Palmares são dessa instituição e agentes penitenciários federais.

Quem são os transferidos

Segue relação dos 20 presos:
Alexandre Paulo de Santana, de alcunha Gordo;
Adeilson José da Silva, de alcunha Pernambuco, Marcelo Pé ou Barnabé;
Cicero Gomes da Silva;
Cleber Vieira da Silva;
Constantino Carlos Donizeti Gizzi;
Dione Dutra de Carvalho, de alcunha Dione;
Edcarlos da Silva;
Jailson José Paes de Freitas Júnior, de alcunha Júnior Boca;
Jerfferson Thyago Viana Leite, de alcunha Juca;
José Edvaldo Nunes dos Santos, de alcunha Tita;
José Marques Lisboa;
Josivan da Silva, de alcunha Pelé;
Julio Ribeiro dos Santos, de alcunha Keke;
Mailson Santos da Silva, de alcunha Carioca;
Marcos Roberto da Silva, de alcunha Suave, Marquin, HO ou Vinícius Santana;
Rafael Cavalcante Gomes, de alcunha Rafa;
Ulisses Fortunato Pereira da Silva, de alcunha Tiozinho;
Wellmanderson Carlos da Silva Dias, de alcunha Dudu da Pena;
Wendell Vieira Gomes;
Wilson Marques de Albuquerque, de alcunha Galeguinho.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯