22 Junho 2011 - 14:30

Menores de Unidade de Internação de Maceió fazem rebelião

Maciel Rufino
Menores de Unidade de Internação de Maceió fazem rebelião

Os menores infratores que estão sob a custódia do Estado na Unidade de Internação de Jovens e Adultos (UIJA), em Maceió, se rebelaram na manhã desta quarta-feira, 22, e fizeram funcionários da Instituição reféns. De acordo com as informações policiais, os reeducandos pediam o retorno do antigo diretor da Unidade, Leonardo Araújo, que há poucos dias foi exonerado do cargo, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

A rebelião, ou protesto, denominação dada pelos menores, teve início no momento em que o café matinal era servido, logo nas primeiras horas da manhã de hoje. Cerca de 10 adolescentes participaram da ação. Enquanto uns imobilizavam algumas cozinheiras da Unidade, outros ateavam fogo em colchões para impedir a passagem da polícia pelo acesso principal da Instituição.

Por sorte e graças ao trabalho conjunto da Polícia Militar e dos agentes penitenciários do Grupo de Intervenção Tática (GIT), os reféns conseguiram ser resgatados sem ferimentos. No entanto, para que a operação fosse concluída com êxito, os agentes tiveram que invadir a Unidade atirando com balas de borracha para conter os ânimos dos menores que estavam bastante exaltados.

Ao dominar a situação, os agentes fizeram uma revista nos aposentos dos menores infratores e encontraram armas brancas de fabricação artesanal. Cinco menores ficaram feridos e precisaram ser socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que os encaminhou para o Hospital Geral do Estado (HGE), local em que receberam atendimento médico e permaneceram em observação.

 

por Redação

Comentários comentar agora ❯