26 Outubro 2009 - 17:48

Militares realizam caminhada por piso salarial

Assessoria

Os militares alagoanos saem em caminhada na próxima quinta-feira, 29 para pedir a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição de nº 300 (PEC 300), que visa criar um piso salarial nacional para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar ativos e inativos.

A concentração está prevista para as 15h, no clube da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL), situado na Rua Doutor Roberto Pontes de Lima, nº 332 – Trapiche da Barra.

Os manifestantes seguem pela Avenida Siqueira Campos até a Praça da Faculdade, no Centro. O ato público contará com a presença do deputado federal Major Fábio (DEM/PB). Os organizadores estimam a participação de mil militares durante o ato público.

PEC 300

A proposta de Emenda à Constituição de nº 300, que está em tramitação na Câmara Federal, é de autoria do Deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá (PTB -SP) e pede a equiparação salarial dos militares de todo país com relação a remuneração dos policiais militares do Distrito Federal. A PEC 300 está em tramitação na Câmara Federal.

O parlamentar defende que a política salarial é a compensação dos militares que estão expostos diariamente a perigos. Além disso, não tem direito a adicionais noturnos, filiação sindical, aviso prévio e FGTS como as demais profissões.

Hoje, as leis 11.361/06 e 11.663/08 de valorização dos profissionais militares favorecem apenas a corporação do Distrito Federal. Então, pensando em estender esse benefício a todos os PMs e BMs do país, praças nacionais se uniram e lutam pela aprovação da PEC 300.

“Estamos lutando junto com as classes nacionais pelas melhorias salariais também de Alagoas. Muitos dizem que a PM alagoana tem o 5° melhor salário do Brasil e o 2° melhor do nordeste. Mas isso não é discurso. Ao meu ver, a corporação recebe pouco para o que faz. É importante que o PM tenha bom salário para então cumprir seu dever com motivação”, afirmou o presidente da ASSMAL, Sargento Teobaldo de Almeida.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯